O regulamento com todas as etapas e diretrizes relacionadas a Gincana Verde está disponível no endereço eletrônico Cidadão PG / Divulgação/PMPG
Continua depois da publicidade
Foi dada a largada para a edição de 2023 da Gincana Verde de Praia Grande. Atividades ambientais com alunos de escolas municipais e também pessoas da melhor idade do Conviver do Bairro Tupi marcaram o lançamento da competição, que ocorreu nesta segunda-feira (5), data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.
A Gincana Verde reúne os mais de 56 mil estudantes das 78 escolas da rede municipal de ensino. A competição tem como principal objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância de colocar em prática ações sustentáveis para preservar o meio ambiente e os recursos naturais.
Neste ano, a Gincana Verde terá como tema central ‘Use a energia com mais eficiência’. Serão trabalhados objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS): Educação de Qualidade, Água Limpa e Saneamento, Energias Renováveis, Cidades e Comunidades Sustentáveis e ainda Consumo Responsável. Os alunos e as escolas terão que desenvolver medidas sustentáveis em torno dessa temática em busca de resultados que possam reduzir a utilização da energia nas unidades escolares.
“A Gincana Verde fortalece as ações que já são colocadas em prática com os alunos nas escolas da rede municipal de ensino no dia a dia. As crianças levam todas as temáticas debatidas e ações para dentro de casa, tratando dos assuntos com os pais e irmãos. Isso acaba multiplicando a informação e criando uma onda de conhecimento e conscientização”, comentou a secretária de Educação de Praia Grande, professora Cida Cubilia.
O regulamento com todas as etapas e diretrizes relacionadas a Gincana Verde está disponível no endereço eletrônico Cidadão PG (www.cidadaopg.sp.gov.br). O prêmio dos alunos campeões será participar de uma incrível visita na Usina Hidrelétrica Henry Borden, complexo localizado no sopé da Serra do Mar, em Cubatão.
Atividades – O lançamento da Gincana Verde foi marcado por diversas atividades ao longo de toda esta segunda-feira, na sede da escola do Departamento de Educação Ambiental (DAE). Mais de 100 crianças e jovens das escolas municipais Vereador Walter Salerno, João Gonçalves, do Centro de Aprendizagem Metódica e Prática de Praia Grande (Camp-PG), além de frequentadores da unidade Conviver do Bairro Tupi participaram das ações como palestras. Também foram realizadas atividades físicas que alegraram e colocaram a criançada para se movimentar.
O DAE contou com importantes parcerias com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o Instituto Biopesca, a ONG Ecophalt e o Parque Estadual Xixová-Japuí, que contaram com estandes no evento. Profissionais desses locais desenvolveram atividades e entregaram material informativo e de conscientização para os participantes.
Endereço – O Departamento de Educação Ambiental (DEA) está localizado na Rua Paulo Sérgio Garcia, 777, Bairro Sítio do Campo, dentro da Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, o Portinho.
Continua depois da publicidade