A ação teve início em 2014 e segue até hoje / Divulgação/PMPG
Continua depois da publicidade
Conscientizar sobre a importância da limpeza das praias e o impacto disso no Meio Ambiente. Esse foi o principal objetivo do evento Praia Limpa - Abrace o Mar que foi realizado no último sábado (15). A limpeza foi feita na praia do Ocian, em frente ao Ocian Praia Clube, e a organização ficou a cargo da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Praia Grande (AEAPG), com apoio da Mútua e Instituto Biopesca. A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) também ajudou e participou da ação.
Os voluntários recolheram ao todo 61.795kg de lixo, sendo: 44.705 kg de plástico mole, 5.350 kg de papel, 3.990 kg de plástico duro, 2.420 kg de metal, 1.950 kg de vidro, 630 gramas de isopor, 2.140 kg de tecido, 545 gramas de borracha, 1 kg de pino plástico, 1.120 kg de lacre e 685 gramas de bitucas de cigarro.
O Presidente do conselho deliberativo da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Praia Grande (AEAPG), Mário Bodon, comentou sobre a ação. “A nossa programação para conscientizar sobre o Meio Ambiente já começou na sexta-feira com as palestras e se estendeu no sábado com a ação de limpeza que reuniu mais de 80 pessoas. Ficamos muito felizes com a realização deste mutirão e com os resultados e esperamos que possam acontecer mais vezes.
“A ação de limpeza em si é muito importante, mas além disso a conversa e conscientização que isso gera é melhor ainda. As pessoas veem que estamos limpando e vêm perguntar e acabamos orientando moradores e turistas quanto a como proceder com o lixo e a importância de manter a praia limpa”, declarou a Diretora da Divisão de Compensação, Arborização e Programas Socioambientais, Mariane Laurentino Ferreira.
Palestras – A programação da ação Praia Limpa – Abrace o Mar teve início na sexta-feira (14). Foi apresentada uma exposição promovida pelo Instituto Biopesca, além de palestras do engenheiro Renato Archanjo, diretor geral da MÚTUA SP, sobre a “MÚTUA e seus benefícios”; da bióloga Karla Marques de Souza sobre a “Gestão de Resíduos Sólidos em PG”; e da presidente fundadora do Instituto Biopesca, a bióloga, Carolina Pacheco Bertozzi, com o tema “Preservando a Fauna Marinha”.