Política

'O VLT pode chegar em Cubatão', acredita vereador criador de CEV

Comissão Especial de Vereadores (CEV), criada pelo vereador Rodrigo Alemão (PSDB), discutirá sobre a integração do transporte entre Cubatão, Santos e São Vicente

Da Reportagem

Publicado em 31/08/2023 às 08:00

Compartilhe:

Vereador acredita que VLT pode chegar a Cubatão / Nair Bueno/DL

Os parlamentares de Cubatão aprovaram na última semana, em sessão plenária, a criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) que discutirá a integração do transporte entre as cidades de Cubatão, Santos e São Vicente. A iniciativa, de Rodrigo Alemão (PSDB), buscará pensar em projetos para facilitar a circulação entre os municípios da região metropolitana da Baixada Santista, como o Veículo Leve Sobre Trilho (VLT), o Bus Rapid Transit (BRT), o trem de vagão e o transporte hidroviário.

Na justificativa, o parlamentar lembrou que Cubatão tem um dos maiores polos industriais da América Latina, ocupando um lugar de destaque no cenário econômico do Brasil. O vereador ressaltou que os trabalhadores que atuam nas empresas da cidade sofrem diariamente com congestionamentos no Sistema Anchieta/Imigrantes, principalmente em épocas de safra. Para Rodrigo Alemão, esses problemas no trânsito acabam interferindo na rotina de muitos moradores da região, o que exige uma melhor integração entre os municípios da Baixada Santista.

Segundo Rodrigo Alemão, a comissão tem o objetivo de estudar alternativas de mobilidade urbana entre Cubatão e as demais cidades da Baixada Santista. O parlamentar disse que hoje o município é refém do transporte rodoviário. "O VLT pode chegar em Cubatão. O BRT pode chegar em Cubatão", ressaltou o vereador, que sugeriu também a possibilidade de instalação de trens de vagões ligando Cubatão e São Vicente. Rodrigo Alemão ainda lembrou que boa parte dos trabalhadores do Polo Industrial mora em outros municípios da região metropolitana.

Rodrigo Alemão também destacou a recente criação da Frente Parlamentar Mista da Ligação Seca de Santos/Guarujá, presidida pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa no Congresso Nacional. Segundo o vereador, esse grupo de trabalho, que debaterá os diversos projetos para interligar as duas margens (direita e esquerda) do Porto de Santos, também poderá contribuir com as discussões da CEV, principalmente sobre a expansão do VLT para Cubatão. Para o parlamentar do PSDB, é importante que o município seja inserido nesse debate regional, uma vez que precisa de novos modais de transporte coletivo.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Amazon oferta vagas de emprego home office com salário de até R$ 5 mil; confira

Mesmo não sendo o atual foco, a empresa também oferece oportunidades presenciais

Cotidiano

Litoral de SP sedia 'Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias'; veja como ajudar

O objetivo é promover um grande mutirão de coleta de resíduos e a atividade é aberta para participação de voluntários

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter