Política

'O VLT pode chegar em Cubatão', acredita vereador criador de CEV

Comissão Especial de Vereadores (CEV), criada pelo vereador Rodrigo Alemão (PSDB), discutirá sobre a integração do transporte entre Cubatão, Santos e São Vicente

Da Reportagem

Publicado em 31/08/2023 às 08:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Vereador acredita que VLT pode chegar a Cubatão / Nair Bueno/DL

Continua depois da publicidade

Os parlamentares de Cubatão aprovaram na última semana, em sessão plenária, a criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) que discutirá a integração do transporte entre as cidades de Cubatão, Santos e São Vicente. A iniciativa, de Rodrigo Alemão (PSDB), buscará pensar em projetos para facilitar a circulação entre os municípios da região metropolitana da Baixada Santista, como o Veículo Leve Sobre Trilho (VLT), o Bus Rapid Transit (BRT), o trem de vagão e o transporte hidroviário.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Na justificativa, o parlamentar lembrou que Cubatão tem um dos maiores polos industriais da América Latina, ocupando um lugar de destaque no cenário econômico do Brasil. O vereador ressaltou que os trabalhadores que atuam nas empresas da cidade sofrem diariamente com congestionamentos no Sistema Anchieta/Imigrantes, principalmente em épocas de safra. Para Rodrigo Alemão, esses problemas no trânsito acabam interferindo na rotina de muitos moradores da região, o que exige uma melhor integração entre os municípios da Baixada Santista.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Farmácias de Cubatão podem ser obrigadas a disponibilizar cadeira de rodas aos clientes

• IFSP Campus Cubatão realiza audiência pública para divulgação de cursos

• Prefeitura de Cubatão disponibiliza passeio virtual 3D pelo Parque Linear

Segundo Rodrigo Alemão, a comissão tem o objetivo de estudar alternativas de mobilidade urbana entre Cubatão e as demais cidades da Baixada Santista. O parlamentar disse que hoje o município é refém do transporte rodoviário. "O VLT pode chegar em Cubatão. O BRT pode chegar em Cubatão", ressaltou o vereador, que sugeriu também a possibilidade de instalação de trens de vagões ligando Cubatão e São Vicente. Rodrigo Alemão ainda lembrou que boa parte dos trabalhadores do Polo Industrial mora em outros municípios da região metropolitana.

Rodrigo Alemão também destacou a recente criação da Frente Parlamentar Mista da Ligação Seca de Santos/Guarujá, presidida pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa no Congresso Nacional. Segundo o vereador, esse grupo de trabalho, que debaterá os diversos projetos para interligar as duas margens (direita e esquerda) do Porto de Santos, também poderá contribuir com as discussões da CEV, principalmente sobre a expansão do VLT para Cubatão. Para o parlamentar do PSDB, é importante que o município seja inserido nesse debate regional, uma vez que precisa de novos modais de transporte coletivo.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software