Vereador Bruno Orlandi é o presidente da CEV que trata sobre o Túnel Santos-Guarujá / Igor de Paiva/DL
Continua depois da publicidade
A população santista e as autoridades responsáveis pelo Túnel Santos-Guarujá devem se reunir em audiência pública no próximo dia 3 de julho, às 15h, na Câmara Municipal. A iniciativa é da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata sobre o projeto no Legislativo e é presidida pelo vereador Bruno Orlandi (PSD).
Segundo o parlamentar, o objetivo é debater com toda a sociedade os impactos e desafios gerados pelo equipamento que ligará as duas margens do Porto de Santos. “Obviamente, trazendo as autoridades responsáveis para que elas possam falar”, explica Orlandi.
Continua depois da publicidade
Entre os convidados que confirmaram presença estão o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, e a Associação de Moradores do Macuco. Além disso, a CEV chamou representantes da Artesp, da Antaq, da Prefeitura Municipal de Santos, da Cetesb e do Ministério Público.
As desapropriações e o traçado do novo túnel devem ser debatidos durante a audiência, já que estes são os pontos mais conflitantes do projeto e que geram preocupação aos moradores dos bairros por onde passarão as obras.
Continua depois da publicidade
“Enquanto estive na Secretaria de Assuntos Portuários, todo o trabalho feito foi para que não existisse nenhum tipo de desapropriação. O prefeito Rogério Santos também já se manifestou neste sentido. Nosso objetivo é garantir tranquilidade aos moradores”, comenta o vereador.
Na semana passada, outra pauta focada em melhorar a mobilidade urbana de Santos e o acesso ao Porto foi tratada em audiência na Câmara. Durante o debate entre autoridades responsáveis e a população, a Ecovias - concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes - garantiu que os estudos para a implantação de uma nova ligação entre a Baixada Santista e o Planalto já estão em andamento.
“Então, foi dado o primeiro passo e, obviamente, as contribuições de todos que acessam o sistema é importantíssimo. É importante que a gente possa dar eco a essas informações, a essa pauta, para que esse projeto de fato saia do papel e seja uma realidade”, acredita Orlandi.
Continua depois da publicidade
Segundo o vereador, o debate de ideias e as garantias apresentadas durante as audiências públicas serão acompanhadas pela CEV para traçar melhores soluções e estratégias na hora de tirar os projetos do papel.