O ex-presidente Lula / DIVULGAÇÃO
Continua depois da publicidade
O WhatsApp decidiu suspender números de telefones de administradores de grupos criados pela comunicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato à Presidência da República neste ano.
Continua depois da publicidade
No início da semana, a comunicação do ex-presidente lançou um canal no WhatsApp, Telegram, Instagram, Twitter e TikTok. Chamada de Lulaverso, a rede foi criada para impulsionar a figura do petista nas redes sociais. O texto conta com informações da "Folha".
Continua depois da publicidade
Com a medida, pelo menos quatro dos grupos criados no WhatsApp ficaram inativos nesta semana. A terça-feira (8) foi o último dia com registro de movimentação nos canais, às 19h02. Até a noite desta quinta (10), as contas seguiam restritas.
De acordo com a assessoria do petista, a suspensão realizada pelo WhatsApp foi, na verdade, uma reação automática que o sistema faz quando os grupos de conversa têm uma movimentação muito intensa.
Continua depois da publicidade
No momento, a equipe de imprensa do ex-presidente trabalha para reverter a suspensão das contas e reativar os grupos. A assessoria dele informou que os demais grupos estão funcionando e que, sempre que o limite de participantes de um é alcançado, eles criam novos canais na plataforma.
Continua depois da publicidade
"Se não tivesse muitas inscrições, isso não aconteceria. Agora, estamos explicando, mandando relatórios para eles mostrando que o funcionamento, moderação, está nas regras. Deve normalizar em breve", diz a assessoria do ex-presidente.
O WhatsApp não se posicionou sobre as restrições nos canais do PT e diz que não comenta casos específicos. No aplicativo há uma série de regras que, se violadas, podem levar à suspensão ou banimento de contas. O envio de mensagens automáticas por robôs, por exemplo, é um destes tipos de infração.
Continua depois da publicidade
Sobre estas normas, a assessoria de Lula afirma que os administradores dos grupos não violaram qualquer regra do aplicativo. "Não existe disparo em massa em grupo onde as pessoas entraram livremente", diz.
Continua depois da publicidade
Apesar de não ter oficializado sua candidatura, Lula possui, além dos mensageiros e do site Lulaverso, perfis no Twitter, Instagram, Tiktok e Youtube (onde ainda não há conteúdos publicados). A assessoria do petista não confirma se a criação de todos estes canais visam fomentar a (provável) pré-campanha e diz apenas se tratar de uma "iniciativa ligada ao ex-presidente".
Continua depois da publicidade