Continua depois da publicidade
Um homem foi preso na tarde de quinta-feira (09), no bairro Guilhermina, enquanto uma equipe do Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI), da Guarda Civil Municipal de Praia Grande, realizava rondas pelo bairro. Na abordagem, foi apurado que havia um mandado de prisão contra o homem, expedido pela comarca de Andradas, em Minas Gerais.
A equipe recebeu um chamado via Cope (Central de Operações e Estatísticas) a respeito de um morador de rua que estaria importunando algumas pessoas na Avenida Guilhermina. Com o intuito de orientar o homem, a equipe se dirigiu ao local e fez a abordagem.
Embora nada de suspeito tenha sido encontrado com o homem, ao pesquisar sua identificação pelo sistema Infoseg, os guardas constataram se tratar de procurado pela Justiça, conforme mandado de prisão expedido pela Comarca da cidade de Andradas, em Minas Gerais. O homem foi levado para o 1º DP, no Boqueirão, onde ficou detido.
De acordo com o comandante da GCM, Marco Alves dos Santos, antes da implantação do PCI, a situação provavelmente passaria despercebida. “Esse é o objetivo do PCI: estar mais próximo da população e conhecer os problemas da comunidade buscando resolvê-los de forma mais eficiente”.
Esta foi apenas uma das ocorrências realizadas pelo PCI em pouco mais de uma semana de implantação do programa. Entre 1º de maio e a madrugada de sexta-feira, nove pessoas foram presas.
No último final de semana, por exemplo, mais de R$ 1 mil foram recuperados após um assalto a uma lanchonete localizada na Avenida Costa e Silva, no Boqueirão. Assim que o crime ocorreu, uma viatura que passava pelo local foi informada sobre a direção tomada pelo marginal, conseguindo detê-lo momentos depois, no Tude Bastos, ainda com o dinheiro.
PCI
Continua depois da publicidade
O PCI contempla oito bairros escolhidos de acordo com a demanda de ocorrências. Além das viaturas funcionando 24 horas, conta com bases móveis. É destinado a setores pré-determinados, com o objetivo de proteger bens, serviços e instalações, mas com foco maior de integração com a comunidade.
O policiamento ocorre dentro dos limites geográficos do bairro ao qual está prevista a atividade operacional, facilitando dessa forma a familiarização e aumentando a capacidade de observação e resolução de problemas. O Guarda Civil, com o apoio de profissionais de outras áreas temáticas da Administração, passa a ser um elo forte entre a comunidade e a Administração Pública na resolução de conflitos sociais.
Continua depois da publicidade