Durante todo o feriado a PRF reforçou o policiamento ostensivo em locais e horários identificados como de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade / Divulgação/ PRF
Continua depois da publicidade
A Policia Rodoviária Federal (PRF) divulgou o balanço da Operação Natal em que consta que houve aumento de 245% nas autuações por embriaguez ao volante. Os dados foram apresentados após o encerramento da operação na noite deste domingo (26).
Durante todo o feriado a PRF reforçou o policiamento ostensivo em locais e horários identificados como de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade.
Continua depois da publicidade
Apesar do aumento de 245% das autuações por embriaguez, as ações preventivas e educacionais refletiram na menor taxa de vitimização neste período, com reduções significativas no número de mortos e feridos, 83,33% e 26,56%, respectivamente, isso aliado ao fato deste ano a movimentação de veículos ter sido visivelmente maior que a do período do Natal de 2020.
Os esforços de fiscalização são direcionados principalmente para coibir infrações relacionadas a embriaguez ao volante, não utilização do cinto de segurança entre outras que, historicamente, provocam índices elevados de letalidade.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Balanço.
Além dos números já citados, houve uma redução de 8,51% nos acidentes, combinado com um aumento de 72,4% nas fiscalizações com abordagem, aumento de 46% nas autuações por falta de uso de cinto de segurança e aumento de 1042% nas pessoas atingidas pelas ações de educação para o trânsito, entre outros.
Continua depois da publicidade
A operação Natal é parte integrante da Operação RODOVIDA que visa concentrar esforços interinstitucionais para reduzir a violência do trânsito, materializada através dos acidentes de trânsito.
Continua depois da publicidade