Polícia

Polícia Militar anuncia reforço da Tropa de Choque em Guarujá

Comandante geral da PM do Estado atendeu reivindicação do secretário de Defesa e Convivência Social de Guarujá

Da Reportagem

Publicado em 30/05/2023 às 19:10

Atualizado em 30/05/2023 às 19:36

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Reunião aconteceu nesta terça-feira no Comando Geral da PM de São Paulo / DIEGO MARCHI/PMG

Continua depois da publicidade

Em resposta à reivindicação do Município de Guarujá, a Polícia Militar do Estado de São Paulo anunciou, em audiência realizada no Comando Geral da PM de São Paulo, na tarde desta terça-feira (30), o imediato reforço da Tropa de Choque na Cidade. O apoio foi garantido pelo comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel PM Cássio Araújo de Freitas, que recebeu uma comitiva da Prefeitura de Guarujá.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Na ocasião, o comandante da PM paulista também anunciou o reforço do policiamento de trânsito, responsável pela organização de blitze preventivas com motoristas. Cássio Araújo de Freitas recepcionou o secretário de Defesa e Convivência Social de Guarujá, Sandro Pereira; o comandante da Guarda Civil Municipal, Luiz Carlos Mariano e o subcomandante, Edernilo Ribeiro.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Polícia busca criminosos após ataque a policial de folga em Guarujá; assista

• Uvebs visita instalações do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá

“Guarujá terá todo o apoio necessário, vamos intensificar as nossas ações. Diante de situações de emergência, as tropas especializadas descem para ajudar e é o que está sendo feito neste momento”, afirmou o Coronel Cássio Araújo.

A reivindicação de apoio às forças policiais do Estado foi formalizada em razão de recentes ocorrências na Cidade. Durante a audiência, o secretário de segurança de Guarujá apresentou um levantamento das ocorrências dos últimos 60 dias, bem como os fortes investimentos realizados pela Prefeitura em apoio às forças de segurança.

Continua depois da publicidade

“Temos trabalho duro para aumentar a segurança na Cidade e essa é mais uma ação para garantir o ordenamento e inibir a criminalidade. Guarujá tem atendido à risca a determinação do prefeito Válter Suman, de reforçar ao máximo o apoio às polícias Militar e Civil”, garantiu Sandro Pereira.

O comandante geral da PM revelou que há um estudo de projeto piloto de policiamento específico para Guarujá. Ele também citou o adiantado das obras do 21º Batalhão da PM, mais uma parceria do Estado com a Prefeitura, que formalizou a doação de terreno em área nobre da região da Enseada, na Avenida Atlântica, 380. Em breve, será mais um reforço para o policiamento local, com o apoio das forças táticas.

APOIO
A Prefeitura de Guarujá investiu pesado em apoio às forças de segurança do Estado e garantir o ordenamento da Cidade nos últimos anos. A Guarda Civil Municipal (GCM) ampliou o seu efetivo, com o reforço de 75 agentes concursados, totalizando 352 GCMs na corporação. E há previsão de contratação de novos agentes concursados ainda em 2023.

Continua depois da publicidade

A Guarda Municipal, além de regulamentar o uso de arma de fogo, redistribuiu o efetivo, por meio das coordenadorias de Vicente de Carvalho, Enseada e Centro. Outro investimento foi a reestruturação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), que é o grupamento especializado da GCM responsável pelo atendimento operacional para ações de pronto emprego e de procedimentos de alta complexidade.

MONITORAMENTO
O Município acaba de reforçar o monitoramento por câmeras na região do Pernambuco, que recebeu 59 novas câmeras, que se juntaram a outras 2.010 instaladas em 72 próprios públicos e diversas vias da Cidade.

OPERAÇÃO DELEGADA

Continua depois da publicidade

A Prefeitura renovou o Programa de Atividade Delegada, que reforça o policiamento nas ruas. O investimento mensal é o equivalente a R$ 177,1 mil, com o reforço de 600 policiais militares por dia, num convênio de cinco anos.

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software