Polícia
Concessionária responsável vem adotando medidas para coibir a prática ilegal, com ações em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública e outros órgãos
Entre janeiro e julho de 2024, a Neoenergia Elektro contabilizou 580 casos de furto de cabos de energia em Guarujá / Rovena/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Na manhã desta quinta-feira, equipes da Neoenergia Elektro, da Polícia Militar e da Guarda Municipal identificaram em um ferro-velho localizado na Vila Cachoeira, em Guarujá, mais de 130 quilos de cobre furtados da rede elétrica. Um pessoa foi presa por receptação do material.
Durante os meses de janeiro e julho de 2024, a Neoenergia Elektro contabilizou 580 casos de furto de cabos de energia no município de Guarujá. A prática aumenta a incidência de interrupções de energia, interferindo na qualidade de fornecimento, causando prejuízos e outros transtornos para a população, além de comprometer a segurança.
Continua depois da publicidade
Para tentar inibir o furto de cabos, a distribuidora vem mapeando e compartilhando com as autoridades os lugares com reincidência da prática. A concessionária conta com o apoio das polícias civil, militar e guarda municipal que têm trabalhado na investigação e na criminalização dos receptores dos cabos furtados.
A Neoenergia Elektro reforça que cortar fios elétricos é considerado furto qualificado, previsto no Código Penal. As consequências para quem manuseia cabos com partes energizadas podem ser graves, chegando a casos extremos de morte ou lesões irreversíveis, como perda de membros e fraturas por queda. Além de muito perigosa, a ação interrompe de forma inesperada o fornecimento de energia, causando transtornos para muitos clientes.
Continua depois da publicidade
Caso sejam identificados cabos de energia pendurados nos postes, a orientação é que a população não se aproxime e caso pessoas não autorizadas sejam flagradas entrando ou fazendo intervenções em postes, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo telefone 190, além de contatar imediatamente a concessionária.
Continua depois da publicidade