Polícia

Polícia e GCM recuperam 130 quilos de cobre furtados em Guarujá 

Concessionária responsável vem adotando medidas para coibir a prática ilegal, com ações em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública e outros órgãos

Da Reportagem

Publicado em 26/07/2024 às 14:34

Atualizado em 26/07/2024 às 15:23

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Entre janeiro e julho de 2024, a Neoenergia Elektro contabilizou 580 casos de furto de cabos de energia em Guarujá / Rovena/Agência Brasil

Continua depois da publicidade

Na manhã desta quinta-feira, equipes da Neoenergia Elektro, da Polícia Militar e da Guarda Municipal identificaram em um ferro-velho localizado na Vila Cachoeira, em Guarujá, mais de 130 quilos de cobre furtados da rede elétrica. Um pessoa foi presa por receptação do material.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Durante os meses de janeiro e julho de 2024, a Neoenergia Elektro contabilizou 580 casos de furto de cabos de energia no município de Guarujá. A prática aumenta a incidência de interrupções de energia, interferindo na qualidade de fornecimento, causando prejuízos e outros transtornos para a população, além de comprometer a segurança.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Furto de cabos de energia prejudica mais de 40 mil pessoas no Litoral de SP

Para tentar inibir o furto de cabos, a distribuidora vem mapeando e compartilhando com as autoridades os lugares com reincidência da prática. A concessionária conta com o apoio das polícias civil, militar e guarda municipal que têm trabalhado na investigação e na criminalização dos receptores dos cabos furtados.

A Neoenergia Elektro reforça que cortar fios elétricos é considerado furto qualificado, previsto no Código Penal. As consequências para quem manuseia cabos com partes energizadas podem ser graves, chegando a casos extremos de morte ou lesões irreversíveis, como perda de membros e fraturas por queda. Além de muito perigosa, a ação interrompe de forma inesperada o fornecimento de energia, causando transtornos para muitos clientes.

Continua depois da publicidade

Caso sejam identificados cabos de energia pendurados nos postes, a orientação é que a população não se aproxime e caso pessoas não autorizadas sejam flagradas entrando ou fazendo intervenções em postes, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo telefone 190, além de contatar imediatamente a concessionária.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software