Polícia

Polícia descobre 'Central de Monitoramento do Crime' no Litoral de SP

Câmeras eram utilizadas por facções criminosas para monitorar a chegada das equipes policiais nos bairros

Luana Fernandes

Publicado em 28/09/2024 às 12:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Câmeras de monitoramento do crime estavam instaladas na Vila São José / Divulgação/Polícia Civil

Continua depois da publicidade

Três câmeras de monitoramento utilizadas por uma central criminosa foram apreendidas em Cubatão, na última quinta-feira (26). Policiais do 3º Distrito Policial da Cidade foram os responsáveis pela ação, que visa combater o tráfico de drogas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os equipamentos estavam instalados na Rua Vereador Luís Campos Reis, na Vila São José. Uma mesma ação já havia apreendido 14 câmeras na Avenida Principal da Vila Esperança, em agosto.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Nova rodovia do Litoral de SP terá 450 câmeras de monitoramento

• VÍDEO: Policia Ambiental resgata mulher perdida em trilha no litoral de SP

• Polícia apreende 30 veículos, armas e dinheiro em operação no Vale do Ribeira

Segundo as equipes policiais, os artefatos são instalados para monitorar a identificação antecipada da presença policial na região, dificultando as investigações de campo.   

A retirada das câmeras foi feita pela equipe com apoio da Guarda Municipal e auxílio da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). Os equipamentos estavam alojados em três caixas embutidas de forma dissimilada e ainda utilizavam irregularmente a energia da rua.

Continua depois da publicidade

Os objetos foram apreendidos e encaminhados para a perícia. Foi registrado um boletim de ocorrência na unidade policial, e integrarão a investigação em curso sobre o crime de associação criminosa.

Câmeras na Vila Esperança

Em agosto, mais 14 câmeras foram apreendidas por equipe da Delegacia de Polícia Sede de Cubatão na Avenida Principal, na Vila Esperança. Assim como na Vila São José, os equipamentos tinham como objetivo monitorar a chegada e o movimento policial no bairro.

Os aparelhos estavam instalados por toda a via. Foram apreendidas sete “caixas” plásticas de cor preta, totalizando 14 câmeras de vídeo monitoramento. A equipe da CPFL também foi acionada na época para que fosse realizada a retirada dos equipamentos, que também estavam instalados utilizando-se irregularmente de energia de local público.

Continua depois da publicidade

  

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software