O soldado da Polícia Militar Fernando Barbosa da Silva foi baleado na cabeça, por volta de 15 horas desta terça-feira (5), durante patrulhamento no Caminho da Divisa, na Zona Noroeste de Santos. Ele foi internado na Santa Casa de Santos e teve morte cerebral.
Um adulto e um adolescente suspeitos de terem envolvimento no crime foram detidos em operação da PM, que contou com apoio do helicóptero Águia. Eles apontaram um terceiro rapaz, ainda não localizado, como o atirador. Porém, admitiram terem presenciado o disparo que atingiu o policial.
De acordo com o major Marcelo de Oliveira Cardoso, comandante da PM em Santos, o soldado fazia patrulhamento “para coibir o tráfico de drogas e garantir a segurança da comunidade” quando foi surpreendido pelo disparo. Escondido em um beco, o marginal que atirou no soldado, ao avisar a aproximação policial, não hesitou em disparar, impossibilitando qualquer tipo de defesa da vítima.
A região do Caminho da Divisa, que fica próxima a São Vicente, é conhecida nos meios policiais pela intensa comercialização de entorpecentes. No local diversos policiais militares e civis já foram recebidos a tiros por traficantes.
Saturação
Em virtude do atentado contra o PM, o comando do 6º BPM/I determinou, de modo imediato, diversas ações de “saturação” visando localizar os envolvidos com o delito, entre outros criminosos.
Uma das ações resultou na captura de um assaltante que estava dentro de um ônibus na Zona Noroeste. Ele fugia após assalto cometido em um edifício comercial na Rua João Pessoa, no Centro de Santos.
O acusado estava com a arma utilizada no crime e objetos roubados das vítimas. Ele foi autuado em flagrante no 5º Distrito Policial de Santos (Bom Retiro).