Continua depois da publicidade
Com o objetivo de aumentar a segurança em Santos e nas cidades da Baixada Santista, foi lançada sábado (20) a Operação Verão, que reforçará com 2.940 policiais (civis e militares) o efetivo das polícias durante a temporada. O lançamento aconteceu em solenidade em frente ao emissário submarino, no José Menino.
A Operação Verão terá o apoio da Guarda Municipal que conta com o Sistema Informatizado de Monitoramento (SIM), com 360 câmeras localizadas em pontos estratégicos na orla, bairros e na região central histórica.
Os policiais irão reforçar o policiamento nas estradas e nas cidades. A Operação Verão entra em vigor a partir de sexta-feira, e se estenderá até o final do carnaval, em 18 de fevereiro de 2015. O comandante da Polícia Militar na Baixada Santista e Vale do Ribeira, coronel Ricardo Ferreira de Jesus, informou que serão 2.542 policiais militares a mais nas ruas. "Desse total, Santos terá o reforço de 313, que terão a responsabilidade de atuar no policiamento ostensivo nos bairros, praias e centros comerciais".
A operação contará com 133 viaturas. Além dessas, a Polícia Militar deslocará três viaturas especiais, com plataformas móveis para observação.
Continua depois da publicidade
Já a Polícia Civil contará com 398 policiais, entre delegados, escrivães e investigadores. Agentes do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), serão empregados, em conjunto com o Grupo de Operações Especiais (GOE) de Santos, para reforçar o efetivo.
"Nessa época recebemos muitos turistas que visitam a cidade para passar o Natal e para acompanhar a queima de fogos de Ano Novo na orla, e esse reforço na segurança é muito importante", disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.
Afogamentos
Continua depois da publicidade
Para prevenir acidentes e afogamentos no mar, o Corpo de Bombeiros realiza a Operação Praia Segura. A ação começou no dia 13 e se estenderá até 23 de abril.
O funcionário público João Carlos Nunes, 53 anos, elogiou o reforço na segurança. "Quanto mais polícia na rua melhor, principalmente nessa época de final de ano".
O técnico em instrumentos Cleiton César Silva, 44 anos, acredita que o reforço de policiais vai inibir a criminalidade. "A população agradece a chegada de mais policiamento".
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade