Continua depois da publicidade
Trinta e quatro ônibus foram incendiados por volta de 1h desta terça-feira, 22, no pátio de estacionamento da empresa Urubupungá, uma das duas que realiza o transporte municipal da cidade de Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo. A empresa estima que 20 mil passageiros tenham sido prejudicados na manhã desta terça-feira e que o prejuízo chegue a R$ 10 milhões.
Cerca de 10 homens armados renderam um vigilante e três manobristas e invadiram o pátio de estacionamento da empresa que fica no bairro de Jardim Mutinga, no norte do município. O grupo usou gasolina para atear fogo nos veículos que estavam no pátio e as chamas se alastraram rapidamente. Ao todo, 23 carros tiveram perda total e 11 foram destruídos parcialmente. Segundo a empresa, os próprios funcionários foram obrigados pelos criminosos a jogar gasolina nos ônibus, mas ninguém ficou ferido.
Continua depois da publicidade
"Nós calculamos um prejuízo de cerca de R$ 10 milhões. E não é a primeira vez que isso acontece, desde 2013, mais 10 ônibus foram incendiados aqui", disse o diretor da Urubupungá, Luiz Augusto Saraiva. A empresa conta com 670 veículos.
Na manhã desta terça-feira, o cheiro de pneu queimado ainda é forte no pátio onde as carcaças dos ônibus estão. A perícia já foi ao local e imagens de câmeras de segurança serão analisadas pela Polícia Civil a fim de identificar os responsáveis. O caso foi registrado pelo 10º DP de Osasco.
Continua depois da publicidade
Por volta de 21h50 de segunda-feira, houve uma tentativa de incêndio de outros dois veículos da mesma empresa no centro de Osasco, mas operadores conseguiram evitar que as chamas se espalhassem e os ônibus não foram danificados.
Transporte
Na manhã desta terça-feira, os pontos de ônibus da cidade estavam bastante cheios. Há meia hora no ponto de ônibus, Elizete Souza, de 47 anos, reclamava da demora. "Hoje a demora está demais, vou chegar atrasada, mas ainda não avisei o chefe" disse.
Continua depois da publicidade
Segundo a Urubupungá, para tentar atender a população, ônibus que estavam no programa de manutenção preventiva e da frota reserva serão colocados em circulação. A empresa entretanto não disse quantos.
Continua depois da publicidade