Região teve 1225 casos em abril / Reprodução
Continua depois da publicidade
Apesar da redução de 4,5% nas ocorrências de roubo no Estado de São Paulo, a Baixada Santista e o Vale do Ribeira seguem um caminho oposto às demais cidades do território paulista.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, que podem ser conferidos no portal da própria SSP, os municípios de ambas as regiões tiveram, em abril, um aumento no número de casos em relação ao mesmo período de 2022.
Continua depois da publicidade
Ao todo, o último mês de abril registrou cerca de 1.225 casos de roubo. Já no ano passado, também no quarto mês, aconteceram 1.060 crimes do gênero. Nas outras áreas de São Paulo, a diminuição ocorreu. Enquanto na capital houve uma diminuição de 2,3%, a Grande São Paulo registrou uma redução em 8,3% e o interior de 6,8%.
Ainda segundo a Secretaria de Segurança Pública, o responsável pelos baixos índices são as operações das corporações, que colocaram mais 17 mil policiais nas ruas de todos os municípios.
Continua depois da publicidade
Além disso, o órgão criou dois mecanismos para melhorar a forma de registros dos números de Morte e Diagnóstico das Cenas Abertas de Uso, sistemas que trazem informações tanto sobre crimes e roubos quanto sobre as ações da Polícia.
"O trabalho integrado entre as polícias tem sido fundamental para a queda nos índices. Desde fevereiro, observamos a desaceleração dos índices criminais e alta nos números de prisões. Agora, pela primeira vez, temos a reversão dessa tendência e a diminuição desse indicador de crime patrimonial", afirma, Guilherme Derrite, secretário da Segurança Pública.
"Há uma cadeia ilícita no crime de roubo que necessita ser combatida", completa Derrite.
Continua depois da publicidade