Polícia

Menor confessa ter atirado em turista alemão, mas depois recua

De acordo com a Polícia Civil, o menor entregou-se aos policiais da UPP acompanhado de um homem que presta serviços sociais na comunidade

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 02/06/2013 às 21:08

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Um menor que se apresentou a policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, no Rio, na madrugada deste domingo confessou ser o autor do disparo que atingiu um turista alemão na favela, na sexta-feira, 31, mas depois voltou atrás e disse ter sido coagido a assumir o crime. O jovem de 16 anos foi encaminhado à Delegacia Especial de Apoio ao Turista (Deat), no Leblon (zona sul).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

De acordo com a Polícia Civil, o menor entregou-se aos policiais da UPP acompanhado de um homem que presta serviços sociais na comunidade. O jovem disse ter atirado no turista, mas, no depoimento ao delegado do Deat Alexandre Braga, mudou a versão e negou a autoria do crime. Braga avaliou que as informações iniciais do suspeito conflitavam com o depoimento do amigo do turista alemão que presenciou o crime e acredita que o menor não seja culpado. "Percebemos que havia discrepâncias muito grandes entre a versão do jovem e do turista. Muito provavelmente, esse jovem não foi o autor do disparo", afirmou.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Quadro de saúde do turista alemão baleado na Rocinha permanece inalterado

• Polícia Militar apreende adolescente com 553 pedras de crack

• Cerca de 30% dos homicídios em São Paulo têm causas banais

O turista alemão Frank Daniel Baijaim, de 25 anos, foi baleado na tarde de sexta-feira durante uma visita à comunidade da Rocinha. Baijaim e o amigo visitaram o Cristo Redentor e depois decidiram conhecer a favela. Por volta de 13 horas, eles foram surpreendidos por um homem armado num beco, na localidade conhecida como Roupa Suja. Assustados, os turistas correram e o criminoso disparou.

Moradores da favela levaram o alemão até a sede da UPP e o turista foi removido para o Hospital Municipal Miguel Couto, onde passou por cirurgia. O alemão sofreu lesão no tórax e no fígado, e o estado ainda é grave, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Baijaim está internado na unidade semi-intensiva do hospital.

Continua depois da publicidade

A Rocinha, pacificada em setembro, tem enfrentado episódios violentos. Em 1.º de maio, um policial militar lotado na UPP da favela foi baleado na Rua Um, em patrulhamento. Na véspera, PMs já haviam sido atacados por traficantes e um policial foi ferido por estilhaços.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software