Guardas Municipais de Santos se habilitam no uso de arma de fogo / Nathalia Filipe
Continua depois da publicidade
A Guarda Civil Municipal de Santos (GCM) habilitou a segunda turma de agentes para o uso de arma de fogo. Ao todo, 33 guardas foram aprovados em avaliação final concluída na manhã desta quinta-feira (2), em um clube de tiro no Morro Nova Cintra.
O novo grupo se juntará aos demais 77, já habilitados para andar armados, após treinamento no final do ano passado.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
O programa de capacitação de armamento e tiro dos agentes de segurança da GCM tem duração de 160h. Na primeira etapa do curso, os guardas municipais foram avaliados em três semanas, com aulas teóricas sobre legislação balística, fundamentos de tiro e regras de segurança, bem como atividades práticas de manuseio, montagem e desmontagem do armamento.
Continua depois da publicidade
Já nos últimos quatro dias, os agentes foram para o estande, onde os instrutores aplicaram treinamento de tiro de precisão, utilizando uma pistola calibre 380 com munição real em alvos coloridos e humanoides, além de exercícios dinâmicos de habilidade e domínio de arma de fogo.
Após essa qualificação, a documentação dos agentes será encaminhada à Polícia Federal para que seja autorizado o porte de arma.
Nova turma
Continua depois da publicidade
Outros 32 agentes iniciam, a partir do próximo dia 13, as aulas teóricas, com previsão de término no final deste mês. Ao final, 142 guardas estarão aptos para o serviço utilizando arma de fogo.
Para o Secretário Municipal de Segurança, Sérgio Del Bel, a capacitação é fundamental para garantir a segurança de todos os profissionais e, principalmente, da população. "Eles chegam para atender ao interesse da população, que é ter mais segurança nas ruas".
Aprovados
O guarda Yuri Favoreto foi um dos habilitados no curso. "Os instrutores são muito capacitados e nos deixaram seguros para quando iniciarmos o serviço nas ruas e auxiliarmos os cidadãos na prevenção do crime em diversas situações", disse.
Continua depois da publicidade
Outro integrante da corporação, Erick Ramos, assegura estar preparado para o uso do armamento. "O curso serviu para aperfeiçoar ainda mais as ações básicas que são empregadas no dia a dia do agente, pois é mais um equipamento que garante a segurança de todos".
Continua depois da publicidade