Viatura GCM Praia Grande / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande apreendeu mais de 5 porções de drogas escondidas em meio a vegetação das margens do Rio Piaçabuçu, na tarde desta terça-feira (30), durante um patrulhamento pela região.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Uma equipe da GCM patrulhava com embarcação o Rio Piaçabuçu, na altura do Bairro Sítio do Campo, quando os guardas observaram um abrigo em meio às margens da vegetação e desembarcaram para averiguar. Durante a vistoria, observaram uma bombona praticamente enterrada com grande quantidade de drogas.
Não havia ninguém no local e as drogas foram pesadas e apreendidas no 2° Distrito Policial, onde a ocorrência foi registrada. Ao todo, foram apreendidas 3.556 porções de cocaína, 817 porções de maconha, 400 de K2 e 500 porções de crack, totalizando mais de 9 quilos de entorpecentes.
De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública (Seasp), Marcos Roberto Barbosa Craveiro, a apreensão corresponde ao prejuízo de quase 150 mil reais ao tráfico de entorpecentes, que se utiliza dos rios para a distribuição das drogas.
Modernas viaturas, embarcações e drones são alguns dos exemplos de investimento da Administração Municipal, de acordo com plano de metas da prefeita Raquel Chini, para que a GCM aprimore a cada dia sua atuação no combate aos mais variados delitos.
Atuação – Atualmente, a Guarda Civil Municipal de Praia Grande conta com cerca de 380 integrantes totalmente preparados para o patrulhamento preventivo e ostensivo. Graças ao constante investimento da Administração Municipal em equipamentos e capacitação em áreas específicas, a GCM conta com Setor de Proteção Ambiental (Guarda Costeira e Guarda Ambiental), equipes táticas de Rondas Ostensivas com Motos (Romo) e Rondas Ostensiva Municipal (Romu), Canil, além de equipes específicas de Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI) e Trânsito (Gtran), além de programas como o Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (Gape).
Um novo concurso para ampliar o efetivo da GCM está em andamento e, em breve, a corporação contará com mais de 500 integrantes totalmente preparados para atuar no patrulhamento preventivo e ostensivo da Cidade.
Continua depois da publicidade