Auxílio emergencial

Fraudes no Auxílio Emergencial são o alvo da Operação conjunta da PF

Por meio de 118 transações, o grupo fraudou mais de 80 benefícios

Agência Brasil

Publicado em 30/08/2022 às 13:30

Atualizado em 30/08/2022 às 14:16

Compartilhe:

As autorizações foram dadas pela 1ª Vara Federal / Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (30), a Operação Maquineta com foco em fraudes no Auxílio Emergencial. A ação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União, tem o objetivo de racionalizar e otimizar o tratamento contra falsificações e investigar o envolvimento de organizações criminosas que tenham sido identificadas fraudando quantidade significativa de benefícios.

“No presente caso foi possível verificar que o grupo criminoso falsificou pelo menos 84 benefícios do Auxílio Emergencial, por meio de 118 transações num valor global de mais de R$ 50 mil, somente no período de 10 dias, de 2/6/2020 a 12/6/2020 (dez dias)", informou a PF em nota.

Segundo a investigação, 16 policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em São Luís (MA), além de medidas de sequestro de bens e valores. As autorizações foram dadas pela 1ª Vara Federal. Os criminosos são investigados por furto qualificado mediante fraude, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Somadas, em caso de condenação, as penas máximas podem chegar a 26 anos de reclusão e multa.

A operação foi batizada Maquineta em uma referência à máquina de cartão vinculada ao estabelecimento comercial fictício investigado, a qual foi utilizada para simular transações comerciais com o referido estabelecimento e funcionou como principal ferramenta do grupo criminoso para desviar os recursos do Auxílio Emergencial subtraídos das contas das vítimas.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Amazon oferta vagas de emprego home office com salário de até R$ 5 mil; confira

Mesmo não sendo o atual foco, a empresa também oferece oportunidades presenciais

Cotidiano

Litoral de SP sedia 'Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias'; veja como ajudar

O objetivo é promover um grande mutirão de coleta de resíduos e a atividade é aberta para participação de voluntários

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter