Polícia

Dicas de segurança para as mulheres no dia a dia

Infelizmente, as mulheres continuam sendo uns dos alvos preferidos de criminosos, abordando-as nas ruas, saída de lojas, prédios ou no trânsito

Publicado em 09/05/2014 às 12:41

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, apesar da queda na taxa de homicídios, houve um aumento considerável de roubos no país entre o final de 2013 e os primeiros meses de 2014. Sendo 31,18% nas ocorrências de roubo no Estado de São Paulo, 54% no Rio de Janeiro, 12,3% no Rio Grande do Sul e 27,1%em Minas Gerais.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Infelizmente, as mulheres continuam sendo uns dos alvos preferidos de criminosos, abordando-as nas ruas, saída de lojas, prédios ou no trânsito.

O Grupo GR, que atua há 22 anos no setor de segurança privada, e seu especialista em segurança e gerente de projetos, Fabio Milani, separou algumas dicas de segurança para as mulheres se prevenirem de ações de criminosos em diversas situações no dia a dia. Veja abaixo:

As mulheres continuam sendo uns dos alvos preferidos de criminosos (Foto: Agência Brasil)

Continua depois da publicidade

No dia a dia:

- Ao contratar empregados, dê preferência àqueles que apresentam referências idôneas e que possam ser confirmadas mais facilmente. Oriente a família e os empregados para que não transmitam informações pelo telefone e nem comentem com estranhos sobre o que a família possui e os hábitos da casa.

- Evite ir às compras sozinha e prefira pagar com cheque ou cartão.

Continua depois da publicidade

- Ao retirar dinheiro do banco, guarde-o com cuidado em local discreto e não o conte em público. Saindo do banco, certifique-se de que não está sendo seguida.

- Evite usar joias, relógios, roupas e outros objetos que possam demonstrar ser de valor.

- Evite carregar grandes quantias em dinheiro, se houver necessidade divida o dinheiro em várias partes da roupa, porém, evite bolsos traseiros para carregar carteira ou dinheiro.

Continua depois da publicidade

- Não espere ônibus em paradas desertas e mal iluminadas. No transporte público, evite viajar em ônibus ou vagões vazios.

- Ao caminhar, mantenha sua bolsa ou pasta à sua frente. Procure mantê-la sempre firme entre o braço e o corpo, com a mão sobre o fecho e posicionada do lado da calçada.

- Ande na calçada em direção contrária ao fluxo dos carros. Assim, não será pega de surpresa.

Continua depois da publicidade

Em casa:

- Procure variar seus horários e fazer rotas diferentes para deslocar-se para o trabalho ou escola, e esteja alerta à presença de suspeitos nas imediações de sua casa ou condomínio, nos momentos de sua chegada ou de sua saída.

- Se alguma chave for perdida, troque o segredo da fechadura correspondente.

Continua depois da publicidade

- Não guarde objetos e valores altos em casa.

- Providencie iluminação para as áreas externas da casa, mas não deixe luzes acesas durante o dia.

- Antes de permitir a entrada de prestadores de serviços, como funcionários de empresas de água, luz e telefonia, solicite a identificação do mesmo.

Continua depois da publicidade

- Caso tenha alguma dúvida sobre quem pode ser, não permita a entrada e ligue para a empresa para confirmar as informações do funcionário.

Durante as compras:

- Prefira pagar suas compras com cartão ou cheque, assim você não precisa portar grandes quantias em dinheiro. Nunca divulgue a existência de valores em espécie a ninguém.

Continua depois da publicidade

- Procure não entrar em lojas muito cheias, faça suas compras em horários de menor movimento e evite carregar muitos pacotes para não ocupar as duas mãos.

- Nunca mostre dinheiro em lugares públicos, especialmente em bares, restaurantes, cinemas, lojas, barracas de camelôs, etc. No caso de furto ou qualquer ocorrência policial, não perca tempo, comunique imediatamente à Delegacia de Polícia mais próxima da área.

- Nunca reagir contra o bandido, tentando agarrá-lo ou agredi-lo, ele poderá estar acompanhado de outros cúmplices. É sempre importante manter a calma, isso ajudará na memorização das características dos meliantes (aparência, vestuário, etc), que é fundamental para a polícia capturá-los e também não ter em seu poder armas, pois ela poderá aumentar o risco em caso de um assalto.

Continua depois da publicidade

- Se presenciar um furto, ligar para o 190 e tentar não interferir. Registrar o Boletim de Ocorrência, mesmo que tenha ocorrido somente tentativa de assalto.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software