Continua depois da publicidade
Dezenove detentos do regime semiaberto escaparam da Penitenciária II de São Vicente, na Área Continental do Município. A fuga foi descoberta pelos agentes penitenciários por volta das 6h de ontem.
Os agentes constataram na Ala de Progressão Penitenciária um buraco nos fundos do prédio, com menos de um metro, e outro no alambrado de proteção.
Continua depois da publicidade
Uma hora antes da constatação da fuga, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), foi realizada uma vistoria de rotina e “nada de anormal foi localizado na unidade”.
Após a verificação da fuga, a Polícia Militar foi acionada e iniciou buscas, mas até a tarde de ontem nenhum fugitivo havia sido recapturado.
Continua depois da publicidade
Segundo a SAP, a Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário efetuará “rigorosa apuração” das circunstâncias da fuga.
Condições
A SAP informa que as alas do regime semiaberto, obedecendo à legislação brasileira, não dispõem de vigilância armada e nem são cercadas por muralha.
Continua depois da publicidade
“A permanência do preso, nesse regime, se caracteriza muito mais pelo senso de autodisciplina e autoresponsabilidade, que propriamente por mecanismos de contenção contra evasão”, diz a secretaria estadual.
Os presos do regime semiaberto têm permissão para usufruírem de até cinco saídas temporárias por ano, que são determinadas pelo Poder Judiciário.
Continua depois da publicidade