Continua depois da publicidade
Uma ação da Corregedoria da Polícia Militar resultou na prisão de Jailton Lira de Almeida, o Dogum, de 35 anos, que é apontado como o chefe do tráfico de entorpecentes no Morro da Vila Baiana, na Enseada. A captura ocorreu no início da noite de quintafeira, no próprio morro. Além de Dogum, foi detido na ação da PM um suspeito pela execução do policial civil Marcelo Leppiscopo, de 38 anos, cujo corpo foi encontrado na manhã da última terça-feira, em uma vala na Vila Baiana.
Dogum e o suspeito pela execução do policial estavam em frente a uma casa quando foram surpreendidos pelos policiais militares, por volta das 18 horas. A polícia encontrou com ele seis celulares, R$ 906, um bloco de anotações, quatro contas de telefones celulares, além de diversos documentos em nomes de outras pessoas.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Polícia Civil, Dogum, além de chefiar o tráfico na Vila Baiana, exercia o cargo de “disciplina” do Primeiro Comando da Capital (PCC), sendo o responsável por aplicação de punições a integrantes que desrepeitassem as regras da facção. Dogum também era articulador de eventos dos integrantes da facção para arrecadação de dinheiro, de acordo com a polícia.
Após a captura ser registrada na Delegacia Sede de Guarujá, Dogum teve como destino o Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Vicente. Até ser preso na quinta-feira, ele tinha a condição de procurado pela Justiça por força de um mandado de prisão preventiva expedido no ano passado pela 1ª Vara Criminal de Guarujá, a pedido da Polícia Civil.
Continua depois da publicidade
Operação Capivara
No segundo semestre do ano passado, em três meses de investigações, policiais da Delegacia Sede de Guarujá detiveram 17 pessoas por envolvimento com o tráfico de drogas na Vila Baiana. Diversas diligências foram feitas durante os trabalhos objetivando a captura de Dogum, principal alvo da operação, mas ele não era encontrado.