Polícia

Autuações crescem e mortes nas estradas caem 13%

Houve também um aumento de 240% dos flagrantes de crime de trânsito por embriaguez ao volante.

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 13/02/2013 às 23:16

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A Operação Carnaval, realizada pela Polícia Militar durante o feriado prolongado em todo o Estado de São Paulo, reduziu em 41,5% o número de acidentes de trânsito e em 12,9% a quantidade de vítimas fatais nos mais de 22 mil quilômetros de rodovias estaduais.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Além disso, graças à intensificação da Operação Direção Segura, que contou, na Capital, com a participação do DETRAN e de vários outros órgãos públicos, houve um aumento de 240% dos flagrantes de crime de trânsito por embriaguez ao volante, de 22% das autuações por dirigir sob efeito de álcool ou outras substâncias psicoativas e de 35% da quantidade de motoristas submetidos ao teste do bafômetro, em todo o Estado.

A operação especial aconteceu das 18 horas de sexta-feira (8) até o meio-dia desta quarta-feira (13) e contou com a participação de policiais rodoviários, do Choque, do Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GPRAe) e de unidades regionais.

A operação especial aconteceu das 18 horas de sexta-feira (8) até o meio-dia desta quarta-feira (13) (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

Operação Direção Segura

As alterações na Lei Seca, por meio da Resolução do CONTRAN Nº 432/13, de 29 de janeiro de 2013, determinaram “tolerância zero” para a quantidade de álcool no sangue dos motoristas. Além disso, o valor da multa para quem dirige sob o efeito de álcool aumentou de R$ 957,70 para R$ 1.915,40.

A Polícia Militar fez a sua parte e intensificou as fiscalizações da Operação Direção Segura durante o feriado de Carnaval. Como resultado, a PM prendeu 435 pessoas pelo crime de embriaguez ao volante (artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB). O número é 240% superior ao do feriado do ano passado: 128.

Continua depois da publicidade

A quantidade de motoristas autuados pela PM por dirigirem sob o efeito de álcool ou de outras substâncias psicoativas (infração ao artigo 165 do CTB) também aumentou. O crescimento foi de 22%, passando de 1.164 infrações em 2012 para 1.419 neste ano.

Com pontos de bloqueios em locais estratégicos, a Polícia Militar submeteu 11.396 motoristas ao teste do bafômetro. O número foi 35% maior do que a quantidade de condutores que passaram pelo teste do etilômetro no Carnaval do ano passado: 8.445.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software