São três cães da raça pastor belga de malinois com quase seis meses de vida / DIVULGAÇÃO/PMSV
Continua depois da publicidade
Os nomes foram escolhidos por voto popular nas redes sociais da Prefeitura Municipal de São Vicente em junho deste ano. Agora, os cães Zaion, Loki e Bolt, que chegaram ao canil da Guarda Civil Municipal em 2 de junho, começam a receber os primeiros treinamentos.
Na manhã desta terça-feira (21), o prefeito Kayo Amado e a vice-prefeita, Sandra Conti, foram até ao canil para ver como funciona o processo de treinamento dos cães, que logo passarão a integrar a equipe de segurança do município.
Continua depois da publicidade
De acordo com o chefe de instrução da Guarda Civil, GCM Vandilson, quando os cães ingressam na corporação, é realizado um teste para saber quais deles têm temperamento apropriado para o trabalho. “Posteriormente, já um pouquinho maiores, inicia-se o treinamento de comandos básicos, como sentar, deitar, caminhar junto, ficar parado”.
Loki foi o que mais se destacou entre os três, pois, segundo o chefe de instrução, ele tem aptidão para trabalhar com o faro. Na demonstração ao Prefeito, Loki encontrou o objeto escondido, comprovando seu potencial para o trabalho.
Continua depois da publicidade
Após o período de treinamento básico, eles passarão para uma fase de treinamento mais específico, de mordida e abordagem.
Além da demonstração das habilidades dos “caçulas”, a equipe de instrutores dos cães, fez uma demonstração de agilidade, mordedura e habilidade com os cães adultos Agatha, da raça pastor alemão e Anúbis, pastor alemão também integrante da equipe do canil.
Atualmente a GCM de São Vicente conta com um efetivo de oito cães trabalhando no patrulhamento diário na Cidade.
Continua depois da publicidade