Condecoração
Iniciativa 'Semeando Conexões' levou o prêmio na categoria Empreendedorismo Rural; premiação foi realizada nesta quinta-feira (11) no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo
'Semeando Conexões' venceu a categoria Empreendedorismo Rural da etapa paulista do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora / Divulgação/Sebrae-SP
Continua depois da publicidade
A iniciativa Semeando Conexões, de Peruíbe, venceu a categoria Empreendedorismo Rural da etapa paulista do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A premiação foi realizada nesta quinta-feira (11), em evento no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo.
O objetivo da premiação, que está na 12ª edição, é destacar o papel dos gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de iniciativas que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública local.
Continua depois da publicidade
Para o prefeito Luiz Mauricio (PSD) o prêmio representa o reconhecimento de uma inovação em benefício da população de Peruíbe. “É uma iniciativa que favorece a geração de renda de mais de 200 famílias da cidade, unindo e mostrando a força da economia solidária e da agricultura familiar em nossa cidade.”
De acordo com o prefeito, além de promover a produção agrícola sustentável, a ação apoia as talentosas mulheres artesãs do município em suas atividades, promove a inclusão dos agricultores na economia e contribui para a segurança alimentar da nossa gente. “Parabéns a todos que contribuíram com essa conquista tão importante!”
Continua depois da publicidade
Durante o evento, a prefeitura foi representada pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Eduardo Ribas e uma equipe da administração municipal. “Esse Prêmio coroa um trabalho que vem sendo realizado há alguns anos com o pessoal da agricultura, da educação e outros segmentos, mostrando que Peruíbe é uma cidade que está investindo muito na agricultura no litoral.”, afirmou o secretário.
Ele explica que em Peruíbe há um público consumidor muito grande, tanto da região quanto o que vai às praias. “Procuramos aproximar o produtor do consumidor no que chamamos cadeia curta. E isso só é possível pelo programa de governo estabelecido há oito anos e que tem continuidade para ter êxito”, destacou Ribas.
Com foco na valorização da agricultura familiar, a iniciativa Semeando Conexões procurou promover a autonomia financeira das pessoas envolvidas nesse setor em Peruíbe, especialmente de mulheres, indígenas e comunidade negra. Facilitou o acesso às compras públicas, feiras, eventos de economia solidária, abertura de novos mercados como o setor hoteleiro e turismo rural.
Continua depois da publicidade
O troféu foi entregue pelo vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth. A categoria Empreendedorismo Rural envolve o estímulo ao desenvolvimento de atividades empreendedoras em setores produtivos do meio rural como, por exemplo, do setor agrícola, pecuário e agroindustrial.
Sobre o Prêmio
A etapa estadual recebeu 235 iniciativas inscritas, envolvendo 237 municípios, em dez categorias: Governança Territorial, Compras Governamentais, Empreendedorismo Rural, Sala do Empreendedor, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Empreendedorismo na Escola, Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, Cidade Empreendedora, Turismo e Identidade Territorial, e Inclusão Produtiva.
As prefeituras que apresentaram iniciativas consistentes, focados na melhoria do ambiente de negócios por meio de políticas públicas de base empreendedora, foram homenageadas com o Selo Prefeitura Empreendedora.
Continua depois da publicidade
Etapa nacional
As prefeituras vencedoras disputarão a etapa nacional da premiação, que começa a partir de 29 de abril, quando os primeiros colocados de cada categoria dos Estados serão avaliados pela comissão nacional. A cerimônia final está prevista para ocorrer em 11 de junho, em Brasília (DF). No total, a 12ª edição do Prêmio recebeu mais de 2,5 mil inscrições em todo o País.
Aspas de demais autoridades:
“O traço comum entre ser prefeito e ser empreendedor é a coragem. O empreendedor todo dia enfrenta seus dissabores, assim como os prefeitos muitas vezes não têm seu reconhecimento. O prefeito que consegue passar pelo seu mandato e cumprir sua jornada, passa, certamente pela experiência mais bonita e, no entanto, mais dolorosa da sua vida, porque qualquer problema na cidade é problema do prefeito. O Prêmio é um reconhecimento da sociedade e o Sebrae quer que os prefeitos sirvam de exemplo”, afirmou o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Márcio França.
“O empreendedor é o verdadeiro gerador de empregos, renda e pagador de impostos, e aos gestores públicos cabe transformar esses impostos em melhores serviços. O emprego é o melhor programa social que existe. Quando vemos nesse Prêmio o conjunto de iniciativas empreendedoras, fruto de um trabalho realizado pelo Sebrae há mais de 20 anos, percebemos que estamos no caminho certo”, ressaltou o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth.
Continua depois da publicidade
“O Prêmio busca identificar e valorizar as conquistas locais de prefeituras que contribuem para um cenário nacional mais próspero, inclusivo e resiliente. O Sebrae é parceiro do município; é neste ambiente que os pequenos negócios prosperam e permitem que a economia local se desenvolva”, destaca o presidente nacional do Sebrae, Décio Lima.
“Este Prêmio reafirma a relevância das lideranças municipais no desenvolvimento dos pequenos negócios, na geração de oportunidades, empregos e inovação. O trabalho feito nos municípios com tanto vigor, por si só, já os torna vencedores”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Manuel Henrique Farias Ramos.
“O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é a valorização das iniciativas voltadas ao empreendedorismo, um dos principais motores da economia. Ao apoiar os pequenos negócios e fomentar a cultura empreendedora, a gestão pública atua pelo desenvolvimento do município de forma efetiva. Por meio do Prêmio, o Sebrae-SP busca estimular um número cada vez maior de cidades a colocarem o empreendedorismo entre suas prioridades”, afirma o Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa.
Continua depois da publicidade
“Com a participação no Prêmio, as prefeituras mostram que estão atentas às dores dos donos e donas de pequenos negócios de suas cidades e empenhadas em oferecer soluções. Essa preocupação está em total sintonia com o trabalho do Sebrae-SP. Que as ideias e práticas vistas nesta edição do Prêmio se tornem referências para mais municípios”, diz o Diretor Técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi.
“Adotar políticas em prol dos pequenos negócios é criar condições para que eles prosperem e contribuam gerando renda, empregos e avanços sociais nas cidades. As prefeituras participantes do Prêmio, mesmo as que não venceram, mostram comprometimento em trabalhar pelos empreendedores de seus municípios, o que é muito positivo”, comenta a gerente da Unidade Políticas Públicas e Relações Institucionais do Sebrae-SP, Lizzie Trivelatto.
Continua depois da publicidade