No link da página da prefeitura podem ser vistas 30 aves que mais representam a cidade de Peruíbe / Karina Ávila
Continua depois da publicidade
Peruíbe vai concorrer ao título “Cidade das Aves”. Trata-se de uma nomeação internacional concedida pelas organizações American Bird Conservancy (ABC), Enviroment for the Americas (EFTA) e US Fish & Wildlife Service.
Peruíbe é a única no Brasil e a segunda na América do Sul que está concorrendo ao título. A cidade de Santander de Quilochao, na Colômbia, também vai participar.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
O biólogo e ornitólogo Bruno Lima explica que a bióloga Karina Ávila, diretora do projeto “Aves Limícolas”, foi quem sugeriu a cidade a uma das organizações – a Enviroment for the Americas.
Bruno Lima também é membro titular do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) pelo Projeto Aves Limícolas.
Continua depois da publicidade
Ele conta que, após essa indicação, o município recebeu a visita do embaixador do EFTA, em julho de 2023. “Tivemos uma reunião entre o Poder Público e as entidades de proteção ambiental, onde se pode comprovar que somos um município que está lutando para resolver os problemas que as aves vêm enfrentando”, esclarece.
Entre os requisitos exigidos para concorrer ao título estão: possuir áreas protegidas (Peruíbe tem várias); não ter praias pet friendly (não tem e a cidade realiza um trabalho de educação ambiental nas praias que orienta que trazer cães é perigoso a todos); ter um controle de castração e controle de cães e gatos (tem uma ação conjunta, de protetores, centro de Zoonose e o Conselho de Bem Estar Animal para castração desses animais).
E ainda ter um grupo que atua na conservação das aves (o projeto Aves Limícolas atua há cinco anos com pesquisa, educação ambiental, políticas públicas e conservação de aves junto à comunidade); celebrar o Dia Mundial das Aves (sempre é celebrado com atividades que vão desde a limpeza de praias e manguezais até a observação de aves). Ter uma lei municipal de proteção à aves (tem o Dia Municipal das Aves Limícolas, o Dia Municipal de Observador de Aves e a Lei de Proteção e Boas vindas às Aves Limícolas).
Continua depois da publicidade
Também precisa ter uma ave símbolo de Peruíbe. Segundo Lima, a cidade já está trabalhando e vai realizar um concurso para eleger a ave. E pode ser escolhida não apenas pela beleza de suas plumagens, mas por ter um grande significado aos munícipes.
Em Peruíbe podem ser vistas diversas espécies de aves tanto nas matas – papagaio-de-cara-roxa, gralha azul, saíra-sapucaia, choquinha-cinzenta. Como nas praias – piru-piru, gaivotão e maçaricos diversos.
E até mesmo na área urbana, podem ser observados tiê-sangue, sabiá-do-campo, coruja buraqueira, quero-quero, bem-te-vi, entre outros.
Continua depois da publicidade
Concurso
Peruíbe está realizando um concurso para escolher a ave símbolo da Cidade.
“Parte da votação já foi feita pelas crianças nas escolas da rede municipal. Agora temos um link disponível na página da prefeitura para todos possam votar. Na página podem ser vistas 30 aves mais representativas do município”, esclarece Lima.
Continua depois da publicidade
O secretário de Meio Ambiente de Peruíbe, Eduardo Ribas, sugeriu que a votação seja feita até o dia 15 de fevereiro para que o resultado possa ser anunciado no dia 18 de fevereiro, data de aniversário da Cidade.
Interessados em participar da votação para eleger a ave símbolo de Peruíbe podem acessar o link.
Continua depois da publicidade