Peruíbe

Peruíbe registra 210mm de chuva em três horas e crateras se abrem na cidade

Município começou a registrar forte tempestade durante as últimas horas desta segunda-feira (18), mas situação se agravou ainda mais no começo desta madrugada de terça (19)

LG Rodrigues

Publicado em 19/01/2021 às 02:45

Atualizado em 26/01/2021 às 17:08

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Parte do solo cedeu na região da praia de Peruíbe / Eduardo de Peruíbe Afinidades / Arq. Pessoal

Continua depois da publicidade

Uma forte tempestade atingiu a cidade de Peruíbe entre as últimas horas desta segunda-feira (18) e as primeiras da madrugada desta terça-feira (19) e gerou estragos em praticamente todos os bairros do município. De acordo com o prefeito Luiz Maurício, centenas de chamados de resgate foram efetuados durante toda a noite e fotos postadas por moradores mostram que crateras se abriram em meio às vias de Peruíbe após a chuva ter caído com força e sem parar por ao menos três horas consecutivas. Até o momento, não há informações sobre vítimas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As primeiras postagens nas redes sociais que apontavam a gravidade do problema em Peruíbe começaram a surgir por volta das 22h00. Diversos moradores relataram que algumas ruas do município rapidamente alagaram e ficaram intransitáveis tanto para a passagem de veículos quanto para a locomoção de pedestres. Antes da meia-noite de terça-feira, a Prefeitura de Peruíbe avisou, por meio de suas redes sociais, que a forte chuva havia obrigado as autoridades a interditar a Estrada do Guaraú.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Defesa Civil Estadual realiza vistoria emergencial em Peruíbe

• Defesa Civil alerta para onda de chuvas intensas na Baixada Santista

• Volume de chuvas bate recorde histórico em Peruíbe

"Por conta da forte chuva e seguindo o protocolo de segurança, a Estrada do Guaraú está temporariamente interditada. Assim que o volume da chuva diminuir e a Defesa Civil considerar seguro o trânsito naquela via, o local será reaberto", postou a administração municipal.

Após cerca de uma hora, entretanto, os casos reportados se agravaram e a chuva continuou caindo de forma incessante em Peruíbe, moradores de áreas conhecidas por sofrerem com enchentes começaram a publicar fotos de casas invadidas pela água e salas e outros cômodos transformados em 'piscinas'. Em uma das imagens mais impressionantes registradas por moradores, um empresário de Peruíbe fotografou um trecho que serve de ligação da Avenida João Abel com a Mario Covas Jr, avenida da praia. Na foto, é possível ver que parte do terreno simplesmente afundou.

Continua depois da publicidade

"Desmoronou parte da terra, do jardim onde fica entre a avenida e a mureta que faz a barreira da praia, a barragem. Toda essa terra caiu ali onde ficam os quiosques, abriu uma cratera", afirma Eduardo de Peruíbe.

O prefeito Luiz Mauricio afirmou por meio de suas redes sociais que já está agindo em conjunto com os orgãos competentes de Peruíbe para tentar auxiliar todas as vítimas deste temporal e diz que a Prefeitura já recebeu centenas de chamados durante toda a noite e madrugada.

O prefeito de Peruíbe afirma que já está trabalhando em conjunto com as autoridades competentes para atender as vítimas da chuva forte que atingiu Peruíbe nas últimas horas

Continua depois da publicidade

"Estou desde as 22h30 acompanhando do Centro Operacional de Peruíbe (COP) os danos trazidos pela forte chuva em nossa cidade. Centenas de chamados por resgate, Estrada do Guaraú fechada, equipes na rua trabalhando e todo nosso protocolo de emergência montado para atender eventuais desabrigados. A chuva atingiu 210mm em três horas, totalmente fora da normalidade. Vamos superar mais esse momento. Nossas equipes continuarão de prontidão para atender os chamados", escreveu.

Ainda não há qualquer tipo de informação oficial sobre vítimas ou acidentes mais graves ocorridos em decorrência da chuva forte.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software