PROVIDÊNCIAS

Estrada Guaraú-Una será recuperada pelo Governo do Estado de São Paulo

A estrada vicinal Guaraú-Una, além de ligar as duas cidades, é a única forma de acessar a comunidade de Itigunçu, em Iguape

Carlos Ratton

Publicado em 21/11/2022 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Estrada Guaraú-Una tem cinco quilômetros de extensão e foi construída há 45 anos (inaugurada em janeiro de 1978) / Divulgação

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Logística e Transporte do Estado de São Paulo destinará R$ 50 milhões na recuperação e pavimentação ecológica da estrada vicinal Guaraú - Una, que liga Peruíbe a Iguape. A informação é do presidente da Organização Não-Governamental (ONG) Mongue, Plínio Melo. A verba é oriunda de uma emenda do deputado estadual Paulo Correia Jr (PSD). O ex-prefeito Gilson Bargieri também colaborou com a iniciativa.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Menor de 15 anos é flagrado dirigindo carro em estrada de SP

• Sete itens para checar no seu carro antes de pegar a estrada

• Homem para em estrada para resgatar gatinho e cai em 'emboscada'; entenda

Conforme o leitor do Diário ficou sabendo antecipadamente em 22 de junho de 2020, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do Governo do Estado, sinalizou a possibilidade de assumir a estrada, após a apresentação do Projeto de Lei 473/20 que estabelecia a reversão da faixa de domínio da via, possibilitando sua estadualização.

A estrada vicinal Guaraú-Una, além de ligar as duas cidades, é a única forma de acessar a comunidade de Itigunçu, em Iguape. Também é o único acesso a seis comunidades tradicionais inseridas no interior das unidades de conservação categorizadas como Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Vila da Barra do Una e Parque Estadual do Itinguçu, importantes pontos turísticos situados nos municípios de Peruíbe e Iguape.

Continua depois da publicidade

Ela tem cinco quilômetros de extensão e foi construída há 45 anos (inaugurada em janeiro de 1978). Projetada para dar vazão apenas ao pequeno trânsito local, a pista viu seu movimento crescer em função das belezas naturais da Juréia e passou a receber um maior fluxo de veículos de turistas.

Estimativas recentes indicam que mais de duas mil pessoas moram nos bairros Guaraú e Barra do Una, tendo a estrada como única ligação com o restante da Cidade. As dificuldades atingem pequenos comerciantes e não raras as vezes atrapalha em momentos sensíveis, como o transporte de pessoas falecidas para os cemitérios, por exemplo.

Para se tornar intermunicipal e ficar sob responsabilidade do Estado, a Guaraú-Una depende de um decreto estadual que define os parâmetros para a implantação, gestão e operação de estradas no interior de Unidades de Conservação de Proteção Integral no Estado de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Plínio Melo já havia informado, pelo Diário, a precariedade da estrada, que dá acesso à Vila da Barra do Una, Perequê, Barro Branco, Tocaia, Caramborê e Itinguçu. Esta última comunidade está localizada no município de Iguape, mas com único acesso através da estrada já com características de intermunicipal.

O presidente da Mongue lembrava que não raro, na estação das chuvas, a estrada sofrer interrupções impedindo o acesso de crianças e adolescentes à escola assim como, acesso a médicos, farmácia, serviços de assistência social.

"Trata-se de um caso inadmissível nos dias atuais. A cada chuva, inúmeros alagamentos criam atoleiros impedindo a passagem de veículos pequenos e, principalmente, o tráfego de ônibus coletivos e escolares".

Continua depois da publicidade

A Mongue acredita que a medida fortalecerá a vocação do turismo ambiental, assim com a geração de renda e emprego de várias comunidades que se valem do turismo como única fonte de renda, pois a estrada está localizada no interior da Reserva de Desenvolvimento Ambiental da Barra do Una, uma unidade de conservação de uso sustentável e do Parque Estadual do Itinguçu, unidade de conservação de proteção integral, que não permitem outras atividades, senão o turismo, pesquisa e educação ambiental.

"O objetivo da estadualização é de ajudar de alguma forma a melhorar aquele trecho que precisa de constante manutenção. Em dias de chuva, por exemplo, o trecho fica completamente desgastado e acaba não sendo cuidado da maneira devida, já que não há recursos financeiros municipais para realizar a conservação da via. A maneira de viabilizar isso é passando o domínio da estrada ao DER, assim a ligação entre Peruíbe e Iguape ganha mais estrutura, pois o Estado tem melhores condições de conservar a estrada", afirma Paulo Corrêa.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software