Luiz Maurício fala sobre as perspectivas e ações para o desenvolvimento da Cidade / Divulgação
Continua depois da publicidade
A afirmação é do prefeito de Peruíbe Luiz Maurício Passos de Carvalho Pereira (PSDB), advogado, de 42 anos, que faz uma avaliação sobre o trabalho deste primeiro ano de sua segunda gestão, à frente da Administração. Peruíbe completa 63 anos de emancipação político administrativa nesta sexta-feira, dia 18.
Luiz Maurício fala ainda sobre as perspectivas e ações para o desenvolvimento da Cidade. Entre elas estão investimentos de mais de R$ 100 milhões em obras de infraestrutura em diversas áreas. Na Saúde, com a retomada das obras do Hospital Municipal, e a reforma das escolas, na área da Educação. Além de outras ações para reforçar a área de segurança e ainda revitalizar os pontos de atração turística na Cidade.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Diário do Litoral - Quais são as obras a serem entregues neste mês de aniversário da Cidade?
Continua depois da publicidade
Luiz Maurício - Estaremos entregando mais três escolas reformadas e ampliadas e uma nova via pavimentada. Também estaremos anunciando a programação das áreas de esportes e cultura para 2022, com um aporte no investimento nessas áreas e o maior programa de investimento em infraestrutura e obras que a cidade já viu.
Serão mais de R$ 100 milhões em obras como pavimentação, unidades de saúde, escolas, obras de interesse turístico e, a cereja do bolo, que será o retorno das obras do Hospital Municipal.
Diário do Litoral - Como estão as obras na avenida Mário Covas Júnior, na orla da praia, e na Estrada do Guaraú, destruídas pelas chuvas no início de 2021?
Continua depois da publicidade
Luiz Maurício - A parte mais crítica dos serviços já foi realizada e, com isso, houve a desobstrução da avenida Mário Covas Júnior, na orla do bairro Nova Peruíbe.
Já os serviços de recomposição de pavimentos e de contenção das encostas estão em andamento e devem ser finalizados até a metade deste ano, na Estrada do Guaraú.
Diário do Litoral - Na área da Educação quais são as novas escolas municipais a serem entregues este mês?
Continua depois da publicidade
Luiz Maurício - Estamos entregando, nesta semana, as obras de reforma e ampliação finalizadas na EMEI Profª Rozangela Anunciada da Silva, no bairro Jardim Caraguava; na EMEIF Profª Maria Amélia Ribas Campilongo, no Centro e a reforma na EMEIF Profª Amália Berta Streit Sanchez, no bairro Vila Erminda. Além da inauguração do novo prédio da EMEI Verde Mar, no bairro Recreio Santista.
Com essas obras chegamos a 15 escolas reformadas desde 2017. Neste ano iniciaremos a reforma em mais 11 unidades escolares.
Diário do Litoral - Na Saúde, qual é a previsão de iniciar as obras do Hospital Municipal? E as da nova sede do Ambulatório de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional?
Continua depois da publicidade
Luiz Maurício - A licitação para a retomada da obra do Hospital Municipal foi finalmente publicada essa semana. Nossa expectativa é que, até o meio do ano, essa obra esteja retomada.
A obra do Ambulatório de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional (AMFFITO) já vamos iniciar imediatamente. A licitação para iniciar a construção da nova sede do ambulatório já está concluída.
Diário do Litoral - Já está definida a nova área do aterro sanitário? Foi aprovada a licença ambiental? Onde se localiza o aterro?
Continua depois da publicidade
Luiz Maurício - Estamos em fase final do processo de licenciamento da nova área pela Cetesb, que fica ao lado do aterro atual, localizada no bairro Jardim Marcia II. Também estamos trabalhando em um projeto de parceria público-privada (PPP) para fazer a gestão desse serviço.
Diário do Litoral - Na segurança, já foi implantada a Atividade Delegada? Quantas câmeras de monitoramento estão em funcionamento?
Luiz Maurício - Estamos aguardando a assinatura do convênio por parte do Governo do Estado. Queremos implantar a Atividade Delegada o mais rápido possível.
Continua depois da publicidade
Atualmente temos 850 câmeras de monitoramento em operação. Já estamos abrindo uma nova licitação e a nossa expectativa é que vamos chegar a mais de 1.000 câmeras ainda esse ano.
Diário do Litoral - Na área do turismo, quais são as ações para a retomada?
Luiz Maurício – A nossa previsão é de entregar a obra de urbanização da orla, na altura do Parque Turístico e do Lamário, no centro, até o final deste ano.
Continua depois da publicidade
Também vamos iniciar a urbanização da orla no bairro Ruinas até o mês de junho. Faremos ainda obras de grande potencial turístico que estão previstas também para iniciar esse ano, como a revitalização da área do Portinho de Pesca e do Espaço Cultural Chico Latim, no centro.
Além disso, vamos promover o fortalecimento do nosso calendário turístico e, em especial, com investimentos no ecoturismo estão na meta para 2022.
Diário do Litoral – Quais são os maiores desafios para 2022?
Luiz Maurício - Creio que seja a questão econômica, tanto do Município, como da população. O Poder Público Municipal está focado nessa pauta, para desenvolver a cidade, atrair investidores e gerar emprego.
Estamos reformulando o nosso Plano Diretor e o Código de Obras e Tributário. Acredito que a Cidade tem muito a oferecer ao setor privado e esse ao município. Pretendemos realizar um trabalho em conjunto para o desenvolvimento social e econômico de Peruíbe.
Continua depois da publicidade