Peruíbe
Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP
Gilson Bargieri já foi prefeito de Peruíbe entre os anos 2000 e 2004 / Divulgação
Continua depois da publicidade
Os nomes dos candidatos às nove prefeituras da Baixada Santista já foram divulgados pelo TSE. O que resta ao eleitor é conhecer quais propostas estão sendo apresentadas por eles. Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, e outros assuntos fazem parte do interesse público.
Por isso, a reportagem do Diário do Litoral lança uma série de entrevistas com os 45 prefeituráveis da Baixada Santista para saber quais são os planos para a Região nos próximos anos.
Continua depois da publicidade
A reportagem do Diário do Litoral conversou com o candidato Gilson Bargieri que tenta ocupar a cadeira do Executivo de Peruíbe. O empresário tenta ocupar o cargo de prefeito pela segunda vez na Cidade. Bargieri esteve à frente do Executivo de 2000 a 2004. Nesta eleição, ele concorre pela coligação “Com a Força do Povo”, composta pelos partidos MDB, Podemos, Mobiliza, PRTB, Agir e PRD.
Gilson Bargieri: “Entre tantas melhorias e reestruturação que precisamos fazer, vou destacar quatro ações prioritárias: Vamos fazer uma parceria com a liga POKEMON, para atendimento de jovens em situação de risco; vamos reestruturar o Programa Domiciliar ao Idoso; precisamos ampliar as ações e aumentar as equipes que atuam no programa PSF; E, reestruturar o quarteirão da Saúde: AME - UPA - AMFITO - HOSPITAL, que é um projeto Bargieri, feito na gestão da minha filha Milena Bargieri, vamos colocar para funcionar o nosso hospital e realizar uma gestão de tal forma que atenda melhor a população de Peruíbe”.
Continua depois da publicidade
Bargieri: “A área da educação sempre foi muito bem cuidada pela administração Bargieri, quando assumi a Cidade, tínhamos 80 salas de aulas e eu entreguei com 400 salas, a Milena Bargieri enquanto prefeita alcançou ótimos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Mas, temos muito a fazer, como por exemplo: Promover a saúde, bem-estar e integridade psicológica dos profissionais da Educação; criar programas de valorização dos profissionais da Educação e formação continuada para todos os profissionais da Educação (professores, gestão e apoio), e capacitação dos estagiários; estabelecer parceria com o SEBRAE – Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos; realizar o fornecimento de Uniforme Completo e Kit Escolar no início do ano letivo, temos a obrigação de garantir merenda de qualidade; avaliar a necessidade de reforma e ampliação das Escolas, inclusive ampliar o atendimento para crianças de 0 a 3 anos”.
Bargieri: “Uma das nossas maiores riquezas naturais é a praia, atualmente há muita crítica na forma que são recolhidos e descartados os resíduos na orla da praia, precisamos realizar a limpeza das praias com equipamentos modernos e adequados, com profissionais devidamente capacitados; temos que criar Projetos para Educação Ambiental; vamos reativar e ampliar o Aquário Municipal e habilitar o município para efetuar o Licenciamento Ambiental; precisamos explorar de forma sustentável o ecoturismo, realizar a elaboração de roteiros turísticos com base no levantamento da biodiversidade do Guaraú; investir na formação de Monitores Ambientais. No saneamento, há uma necessidade urgente de ampliar a zeladoria do município com ênfase na limpeza de valas, córregos, roçadas e capina. E para resolver o problema de enchentes na cidade será realizada a Implantação do Projeto de Macro e Microdrenagem”.
Bargieri: “Tem que ser visto de uma forma ampla, criando uma Comissão Permanente de Estudos para criação de novas rotas, itinerários e acessibilidade, garantindo a Mobilidade Urbana para o maior número de munícipes; Modernizar todo o sistema de transporte coletivo e promover a revisão completa do Transporte Urbano; Garantir a manutenção periódica e a construção de novos abrigos de ônibus; Viabilizar o Transporte para Todos, contemplando as PcDs – Pessoas com Deficiência; Ampliar a circulação dos ônibus em eventos; Regulamentar o trabalho de motoristas de aplicativos. Temos que realizar a capacitação e aumento do número de Agentes de Trânsito; Ampliação do complexo de Ciclovias; garantir melhorias efetivas no Transporte Público; Promover a sinalização e iluminação em toda extensão das Ciclovias; melhorias do sistema de sinalização viário em toda cidade; Desenvolvimento de campanhas de Educação para o Trânsito e Prevenção de Acidentes”.
Continua depois da publicidade
Bargieri: “Infelizmente a segurança de Peruíbe está péssima, sendo destaque na imprensa como uma das cidades mais violentas do estado. Precisamos reivindicar junto ao Governo do Estado, aumento do efetivo da Polícia Militar; orientar a população quanto ao Boletim de Ocorrência eletrônico e presencial; criar programas de policiamento e ampliação das rondas; Aplicação e fiscalização eficaz da Lei do Silêncio; reestruturação e ampliação do Sistema de Câmeras de Monitoramento; manutenção e ampliação da iluminação da cidade; realizar estudo para descentralização e ampliação de bases da Guarda Municipal, contemplando o Guaraú; criação do serviço de Bombeiro Municipal; apoio efetivo ao Conselho Municipal de Segurança; viabilizar a criação do Quarteirão Municipal da Segurança Pública”.
Bargieri: “Sem dúvida, a falta de emprego é um ponto crítico do município. Precisamos viabilizar urgente as Frentes de Trabalho, entenda, não estou falando dos terceirizados, mas sim, de gerar novas oportunidades de emprego e renda; vamos fomentar o Empreendedorismo na cidade; é importantíssimo capacitarmos as empresas locais para participarem das Licitações Públicas, como por exemplo a cidade de Santos capacitou as empresas para fornecerem à Petrobras; programas Jovem Aprendiz e Primeiro Emprego; estimular a Economia Criativa e Circular, apoiando artesãos, produtores rurais e microempreendedores individuais na promoção de iniciativas sustentáveis; reestruturar o PAT/Sine, promovendo parcerias para cursos de capacitação e aperfeiçoamento; estimular o ingresso de novas empresas na cidade, através de incentivos fiscais; normatização de ambulantes e carrinheiros. Agora, para que tudo isso aconteça, é necessário ter mais vereadores comprometidos com o município, comprometidos com o cidadão, precisamos resgatar a autoestima, o munícipe merece ser atendido com mais respeito e dignidade”.
Continua depois da publicidade