Peruíbe

Eleições 2024: saiba quais são as propostas de Gilson Bargieri para Peruíbe

Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP

Luana Fernandes

Publicado em 04/09/2024 às 19:34

Compartilhe:

Gilson Bargieri já foi prefeito de Peruíbe entre os anos 2000 e 2004 / Divulgação

Os nomes dos candidatos às nove prefeituras da Baixada Santista já foram divulgados pelo TSE. O que resta ao eleitor é conhecer quais propostas estão sendo apresentadas por eles. Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, e outros assuntos fazem parte do interesse público. 

Por isso, a reportagem do Diário do Litoral lança uma série de entrevistas com os 45 prefeituráveis da Baixada Santista para saber quais são os planos para a Região nos próximos anos.

Por isso, a reportagem do Diário do Litoral conversou com o candidato Gilson Bargieri que tenta ocupar a cadeira do Executivo de Peruíbe. O empresário tenta ocupar o cargo de prefeito pela segunda vez na Cidade. Bargieri esteve à frente do Executivo de 2000 a 2004. Nesta eleição, ele concorre pela coligação “Com a Força do Povo”, composta pelos partidos MDB, Podemos, Mobiliza, PRTB, Agir e PRD.

Confira as propostas de Gilson Bargieri para Peruíbe

Diário do Litoral - Quais são os planos do candidato para a Saúde?

Gilson Bargieri: “Entre tantas melhorias e reestruturação que precisamos fazer, vou destacar quatro ações prioritárias: Vamos fazer uma parceria com a liga POKEMON, para atendimento de jovens em situação de risco; vamos reestruturar o Programa Domiciliar ao Idoso; precisamos ampliar as ações e aumentar as equipes que atuam no programa PSF; E, reestruturar o quarteirão da Saúde: AME - UPA - AMFITO - HOSPITAL, que é um projeto Bargieri, feito na gestão da minha filha Milena Bargieri, vamos colocar para funcionar o nosso hospital e realizar uma gestão de tal forma que atenda melhor a população de Peruíbe”.

DL - E para a Educação? O que está planejado?

Bargieri: “A área da educação sempre foi muito bem cuidada pela administração Bargieri, quando assumi a Cidade, tínhamos 80 salas de aulas e eu entreguei com 400 salas, a Milena Bargieri enquanto prefeita alcançou ótimos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Mas, temos muito a fazer, como por exemplo: Promover a saúde, bem-estar e integridade psicológica dos profissionais da Educação; criar programas de valorização dos profissionais da Educação e formação continuada para todos os profissionais da Educação (professores, gestão e apoio), e capacitação dos estagiários; estabelecer parceria com o SEBRAE – Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos; realizar o fornecimento de Uniforme Completo e Kit Escolar no início do ano letivo, temos a obrigação de garantir merenda de qualidade; avaliar a necessidade de reforma e ampliação das Escolas, inclusive ampliar o atendimento para crianças de 0 a 3 anos”.

DL - Há ações no Plano de Governo para as áreas de Meio Ambiente e Saneamento?

Bargieri: “Uma das nossas maiores riquezas naturais é a praia, atualmente há muita crítica na forma que são recolhidos e descartados os resíduos na orla da praia, precisamos realizar a limpeza das praias com equipamentos modernos e adequados, com profissionais devidamente capacitados; temos que criar Projetos para Educação Ambiental; vamos reativar e ampliar o Aquário Municipal e habilitar o município para efetuar o Licenciamento Ambiental; precisamos explorar de forma sustentável o ecoturismo, realizar a elaboração de roteiros turísticos com base no levantamento da biodiversidade do Guaraú; investir na formação de Monitores Ambientais. No saneamento, há uma necessidade urgente de ampliar a zeladoria do município com ênfase na limpeza de valas, córregos, roçadas e capina. E para resolver o problema de enchentes na cidade será realizada a Implantação do Projeto de Macro e Microdrenagem”.

DL - O que o candidato planeja para Mobilidade Urbana?

Bargieri: “Tem que ser visto de uma forma ampla, criando uma Comissão Permanente de Estudos para criação de novas rotas, itinerários e acessibilidade, garantindo a Mobilidade Urbana para o maior número de munícipes; Modernizar todo o sistema de transporte coletivo e promover a revisão completa do Transporte Urbano; Garantir a manutenção periódica e a construção de novos abrigos de ônibus; Viabilizar o Transporte para Todos, contemplando as PcDs – Pessoas com Deficiência; Ampliar a circulação dos ônibus em eventos; Regulamentar o trabalho de motoristas de aplicativos. Temos que realizar a capacitação e aumento do número de Agentes de Trânsito; Ampliação do complexo de Ciclovias; garantir melhorias efetivas no Transporte Público; Promover a sinalização e iluminação em toda extensão das Ciclovias; melhorias do sistema de sinalização viário em toda cidade; Desenvolvimento de campanhas de Educação para o Trânsito e Prevenção de Acidentes”.

DL - O que está planejado para Segurança caso retorne ao Executivo nos próximos anos?

Bargieri: “Infelizmente a segurança de Peruíbe está péssima, sendo destaque na imprensa como uma das cidades mais violentas do estado. Precisamos reivindicar junto ao Governo do Estado, aumento do efetivo da Polícia Militar; orientar a população quanto ao Boletim de Ocorrência eletrônico e presencial; criar programas de policiamento e ampliação das rondas; Aplicação e fiscalização eficaz da Lei do Silêncio; reestruturação e ampliação do Sistema de Câmeras de Monitoramento; manutenção e ampliação da iluminação da cidade; realizar estudo para descentralização e ampliação de bases da Guarda Municipal, contemplando o Guaraú; criação do serviço de Bombeiro Municipal; apoio efetivo ao Conselho Municipal de Segurança; viabilizar a criação do Quarteirão Municipal da Segurança Pública”.

DL - O candidato tem planos para a pasta de Emprego?

Bargieri: “Sem dúvida, a falta de emprego é um ponto crítico do município. Precisamos viabilizar urgente as Frentes de Trabalho, entenda, não estou falando dos terceirizados, mas sim, de gerar novas oportunidades de emprego e renda; vamos fomentar o Empreendedorismo na cidade; é importantíssimo capacitarmos as empresas locais para participarem das Licitações Públicas, como por exemplo a cidade de Santos capacitou as empresas para fornecerem à Petrobras; programas Jovem Aprendiz e Primeiro Emprego; estimular a Economia Criativa e Circular, apoiando artesãos, produtores rurais e microempreendedores individuais na promoção de iniciativas sustentáveis; reestruturar o PAT/Sine, promovendo parcerias para cursos de capacitação e aperfeiçoamento; estimular o ingresso de novas empresas na cidade, através de incentivos fiscais; normatização de ambulantes e carrinheiros. Agora, para que tudo isso aconteça, é necessário ter mais vereadores comprometidos com o município, comprometidos com o cidadão, precisamos resgatar a autoestima, o munícipe merece ser atendido com mais respeito e dignidade”.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Jovem de 14 anos desaparece em rio do Vale do Ribeira

Garoto nadava em rio na companhia de outros menores quando acabou levado pela correnteza

Diário Mais

Conheça a história do avião que voou 120 km sem combustível

Foi o voo planado mais longo da história com um avião de passageiros

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter