Peruíbe
Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP
Felipe Bernardo, de Peruíbe, está em sua primeira candidatura / Divulgação
Continua depois da publicidade
Os nomes dos candidatos às nove prefeituras da Baixada Santista já foram divulgados pelo TSE. O que resta ao eleitor é conhecer quais propostas estão sendo apresentadas por eles. Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, e outros assuntos fazem parte do interesse público.
Por isso, a reportagem do Diário do Litoral lança uma série de entrevistas com os 45 prefeituráveis da Baixada Santista para saber quais são os planos para a Região nos próximos anos.
Continua depois da publicidade
A reportagem do Diário do Litoral conversou com o candidato Felipe Bernardo (PSD) que tenta ocupar a cadeira do Executivo de Peruíbe. Advogado, Felipe Antonio Colaço Bernardo tem 43 anos. Em sua primeira candidatura, ele concorre pela coligação “Pra Frente Peruíbe”, com os partidos PP, Republicanos, PSB, União, PSD, Federação PSDB Cidadania (PSDB e Cidadania) e Federação Brasil da Esperança - Fé Brasil (PT, PC do B e PV).
Felipe Bernardo: “A saúde é um dos setores que mais temos desafios pela frente. Mas tivemos grandes avanços nos últimos anos. A grande notícia para a Saúde é o Hospital Municipal, um sonho de 30 anos que tiramos do papel e será custeado pelo Governo Estadual. Ele contará com 60 leitos, entre UTI, UTI Neo Natal, sala de cirurgias e toda a oferta de serviços eletivos que um hospital referência pode oferecer. Continuaremos investindo em atenção básica, finalizando as Unidades de Saúde da Família que estão em reforma e construindo outras três: a do Centro, Recreio Santista e Nova Peruíbe. Vamos também ampliar o horário de atendimento de todas as unidades. Para facilitar o atendimento, implantaremos o “Agendamento Na Palma da Mão”, ferramenta digital para agendamento, por meio do celular, para consultas, exames, transporte e medicamentos de alto custo. Daremos passos importantes implantando a Telemedicina, principalmente nas especialidades de difícil acesso”.
Continua depois da publicidade
Felipe: “Tenho um carinho especial por essa área. Fui secretário interino de Educação e, nesse período, ouvi as demandas da área e propus soluções para elas no plano de governo. Construímos, ampliamos ou reformamos 29 escolas, valorizamos os servidores, equipamos as unidades com tablets e internet wi-fi e implantamos um menu nutritivo e diversificado na merenda. Transformamos o Parque da Cidade – equipamento eleitoreiro e sucateado, no CEI Parque da Cidade - a primeira escola de ensino fundamental integral da cidade, com atividades no contraturno. Daremos continuidade nesse modelo com a construção de dois Centros de Educação Integral, com Ginásio Poliesportivo e Piscina, na região do Caraguava e da Vila Erminda. Continuaremos o programa de Reforma e Ampliação das Unidades de Ensino do Município e ampliar a oferta de educação infantil para crianças de 0 a 3 anos, também no período integral. Ampliaremos ainda as equipes multiprofissionais de educação inclusiva”.
Felipe: “Uma das principais propostas é implantar um Pronto Socorro 12h de Atendimento para animais. Vamos trabalhar para sermos referência em meio ambiente, dando continuidade e investindo em projetos como o CETAS – Centro de Triagem de Animais Silvestres, que é um de nossos mais importantes equipamentos de preservação das espécies, atendendo inclusive outras cidades. Ofereceremos pontos de entrega voluntária (PEVs) para resíduos sólidos e orgânicos, além da coleta seletiva, RCC e controle da logística reversa de materiais. Fomentaremos a educação ambiental com a criação de cursos e oficinas e fortalecer parcerias com entidades ambientais para desenvolvimento de projetos inovadores e sustentáveis. Implantaremos planos de prevenção e adaptação à mudança do clima, para reduzir a vulnerabilidade e a exposição a riscos dos sistemas ambiental, social e econômico e de infraestrutura. Temos em vista ainda o Plano Municipal de Arborização e o projeto de instalação do Novo Aterro Municipal”.
Felipe: “Chegaremos ao final de 2024 com 250 ruas pavimentadas, calçadas ou recapeadas, transformando bairros inteiros, como a Estância Balneária Nova Peruíbe e a Estância dos Eucaliptos. Daremos continuidade a esse trabalho, realizando o maior investimento da história da cidade em manutenção de vias sem infraestrutura, ampliação dos serviços de limpeza e conservação de vias e espaços públicos, para que a mobilidade seja garantida a toda nossa gente que ainda vive em locais com pouco acesso. Iremos ampliar os serviços de manutenção de vias rurais também. Vamos investir para melhorar a acessibilidade em calçadas e na orla da praia e facilitar a vida dos ciclistas, ampliando as ciclovias pela cidade. Continuaremos o Programa Rua Nova, com a pavimentação de várias vias no Município, além de investir em ciclovias, finalizar a substituição de luminárias por LED em toda a cidade e investir na expansão da rede de iluminação pública”.
Continua depois da publicidade
Felipe: “Sabemos as dificuldades enfrentadas pelos municípios da Baixada Santista nesse setor. Em Peruíbe, conquistamos melhorias nos últimos anos. Destaco a reestruturação do Centro Operacional de Peruíbe (COP), onde ampliamos de 200 para mais de 1400 o número de câmeras de monitoramento. Dobraremos o efetivo da GCM por meio de concurso público, e iniciamos o processo de armamento da corporação, que será efetivado no nosso governo. Iniciamos também a atividade delegada, que permite aos policiais trabalharem em dias de folgas e serem remunerados por isso. Criaremos a base comunitária da GCM, ampliaremos o sistema de monitoramento por câmeras e implantaremos o sistema de reconhecimento facial nos locais de maior aglomeração. Outra iniciativa é a criação do Programa Orla Segura, intensificando ações para coibir a perturbação do sossego público. Criaremos a ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) para ajudar no efetivo policial e garantir a segurança da nossa gente”.
Felipe: “A continuidade de nosso governo prevê o incentivo ao empreendedorismo e aos pequenos produtores da cidade. Desenvolvimento de uma plataforma digital para divulgação de vagas no PAT/SINE para que nossa população possa entrar no mercado de trabalho. Criaremos o Centro Permanente de Formação e Recolocação Profissional, além de incentivar a contratação do Jovem Aprendiz, para dar oportunidade e gerar impacto social de verdade na vida de nossos jovens. Para aumentar a oferta de trabalho, criaremos leis de incentivo para instalação de novas empresas não poluentes na cidade e para a ampliação de quadro de funcionários daquelas já instaladas em Peruíbe. Ampliaremos o Programa Mais Oportunidades, a oferta de cursos de graduação e pós-graduação pela Universidade Aberta do Brasil e Univesp e, também, pretendemos fazer a gestão para a implementação da FATEC em Peruíbe. Seguiremos avançando com a Feira do Produtor Rural, além de apoiar as ações visando o fortalecimento da agricultura familiar no Município”.
Continua depois da publicidade