FOLIA

Carnaval: Valuse, um dos mais antigos foliões de Peruíbe, conta os dias para os cortejos

José Valuse da Piedade, de 77 anos, bastante conhecido na Cidade, é o fundador do Bloco da Estação, que vai animar o carnaval este ano

Nayara Martins

Publicado em 18/02/2023 às 07:50

Compartilhe:

Valuse é homenageado com a faixa "Cidadão do Samba", pela prefeitura de Peruíbe. Fundador do Bloco da Estação, ele tem uma coleção das camisetas de todos os anos / Nair Bueno/DL

Um dos moradores mais conhecidos em Peruíbe, José Valuse da Piedade, de 77 anos, é também o fundador do tradicional Bloco da Estação, que vai animar os foliões no domingo de Carnaval (19), na avenida 24 de Dezembro, no bairro da Estação. 

No último dia 4, Valuse recebeu uma homenagem da prefeitura do município. Ele ganhou uma faixa com os dizeres “Cidadão do Samba” e também uma placa, na Praça Flórida. 

“Fiquei muito contente com essa homenagem, pois sou um dos moradores mais antigos de Peruíbe”, destaca. 

De família caiçara, o aposentado Valuse nasceu em Peruíbe, mas foi registrado em Itanhaém, pois na época não havia cartório na Cidade. 

“Estudei o ginásio até 1959, na Escola Estadual Benedito Calixto, em Itanhaém, no mesmo ano em que faleceu o meu pai. Comecei a trabalhar em mercearia, na época, pois minha família sempre teve comércio na Cidade. Atuei como comerciante até me aposentar”, explica.  

Bastante popular e conhecido na Cidade, ele foi um dos fundadores do grupo The Six Boys, na década de 60, formado por seis garotos. Ele era o “crooner” e cantava no conjunto.  

“O conjunto animava os bailes que acontecia em várias cidades da região, como em itariri, em Itanhaém e na sede do Clube Itatins, em Peruíbe. Tocávamos diversos ritmos - samba, música italiana, boleros e também as músicas da época, que era a Jovem Guarda”, conta.    

Já a partir do início da década de 70, eles começaram a tocar músicas de carnaval no clube Itatins. “A partir daí decidimos montar outra banda, chamada “Banda Veneno”, que também tocava e se apresentava na região. Era muito bom o carnaval naquela época”, ressalta. 

Bastante animado e apaixonado por carnaval, Valuse começou a montar o Bloco da Estação, na década de 90.  

O Bloco da Estação já tem um espaço fixo. Bastante conhecido na Cidade, o bloco anima os foliões no carnaval de Peruíbe até os dias de hoje. Também guarda uma coleção de camisetas de todos os anos, desde a sua fundação em 1990.   

Boas lembranças 

“Tenho muitas boas lembranças, em especial, da época em que havia o trem que passava na antiga Estação Ferroviária da cidade. Além disso, antigamente, em Peruíbe, havia muitos pescadores e peixe. Até o pai do prefeito Luiz Maurício era meu amigo e pescava comigo”, recorda. 

Valuse lembra ainda “a Cidade era formada apenas pelo bairro conhecido como Estação e o centro, que era chamada de Vila pelos moradores”. 

Segundo ele, Peruíbe está muito diferente e se desenvolveu bastante, com diversos pontos turísticos e construções mais modernas na avenida Padre Anchieta.  

“Hoje vou até a Vila, no centro, mas já não encontro mais ninguém conhecido, as pessoas mais antigas a gente encontra aqui no bairro da Estação”, completa.  

O aposentado tem quatro filhos, sendo que três moram em Peruíbe e um em São Paulo. 

Carnaval 

O tradicional Bloco da Estação, bastante procurado pelos foliões, vai sair no domingo de carnaval, dia 19. A concentração acontece a partir das 15 horas, na avenida 24 de dezembro, ao lado da rodoviária de Peruíbe, no bairro Estação.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Sistema prevê ressacas e inundações com dias de antecedência no litoral de SP; conheça

O boletim Saric será emitido toda vez que uma praia, - ou mais de uma -, entra em estado de atenção ou alerta

Diário Mais

Estudo preocupa ao encontrar microplásticos no cérebro de pessoas em São Paulo

As partículas e fibras deste material aumentam os riscos de morte por AVC e infarto

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter