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Secretaria de Portos publica edital de licitação do VTMIS

Sistema de Gerenciamento de Tráfego de Embarcações para o Porto de Santos vai permitir monitoramento em tempo real do fluxo de embarcações

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 13/05/2013 às 14:01

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A Secretaria Especial de Portos (SEP) publicou sexta-feira (10), no Diário Oficial da União (DOU), o edital de licitação do Sistema de Gerenciamento de Tráfego de Embarcações para o Porto de Santos, o VTMIS (Vessel Traffic Monitoring & Information Systems). O sistema possibilitará o monitoramento em tempo real do fluxo de embarcações no canal de navegação e nas áreas de fundeio do porto.

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O Centro de Controle será implantado  na antiga Ponte de Inspeção Naval, na Ponta da Praia, e os pontos de monitoramento deverão ser instalados na Ilha da Moela, na Ponta de Itaipu, na região de Conceiçãozinha e na Ilha Barnabé.

O Programa dá sequência às ações do Projeto de Inteligência Logística Portuária juntamente com o Porto Sem Papel (PSP) e Porto 24 horas, ambos em pleno funcionamento no cais santista. O certame licitatório será conduzido pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Autoridade Portuária de Santos e administradora do complexo, vinculada à SEP.

O VTMIS é um sistema de auxílio, controle e monitoramento do tráfego de embarcações na área do porto e em suas imediações. Sua utilização permitirá o aprimoramento operacional das atividades de acesso marítimo aos portos e, segundo a SEP, vai trazer ganhos expressivos de capacidade e redução dos congestionamentos e, consequentemente, do tempo de espera dos navios com uma gestão mais eficiente do tráfego das embarcações.

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Será composto de quatro pontos de monitoramento, que coletarão dados sobre a localização e movimentação de embarcações, e ainda abastecerão o Centro de Controle do VTMIS. Esta central de processamento e supervisão de dados também abrigará a central de comunicação com as embarcações, executada por meio de sistema de rádio VHF marítimo.

O sistema será composto de quatro pontos de monitoramento, que coletarão dados sobre a localização e movimentação de embarcações (Foto: Luiz Torres/DL)

Radar O sistema contará com radar, câmera inteligente de longo alcance e transponder AIS (Automatic Identification System), um Sistema de Identificação Automática, além de sensores meteorológicos.

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O radar, além de auxiliar a navegação, complementará o AIS na detecção de embarcações menores ou outras que não emitam sinais de transponder. O AIS e o radar ajudarão a câmera inteligente a focar em embarcações monitoradas. Continuamente, sensores meteorológicos coletarão dados climáticos e de visibilidade nas vias de navegação do Porto de Santos, instalados em uma estação meteo-oceanográfica. A estação coletará dados sobre o clima e movimentos de maré com o auxílio de dois marégrafos. Assim, os operadores da central poderão estimar, de forma precisa, a profundidade dos berços, auxiliando a atracação de navios.

A SEP informa, também, que a gestão ambiental do Porto de Santos também será beneficiada pelos dados coletados pela estação meteo-oceanográfica. Essas informações permitirão que a Codesp assegure o atendimento às obrigações da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição Hídrica causada por embarcações (MARPOL) na área do Porto Organizado.

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