Convivência

Parada Pedagógica em Guarujá tem palestra especial com o Corpo de Bombeiros

No Neim Marina Daige, os educadores tiveram a oportunidade de aprender sobre primeiros socorros com crianças

Publicado em 11/05/2013 às 18:26

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Com a finalidade de capacitar o profissional da educação, num momento de reflexão e trocas de experiências pedagógicas, o Núcleo de Educação Infantil Marina Daige (Rua Pardal, 360 – Jardim dos Pássaros) organizou uma programação envolvendo palestra, leitura compartilhada e apresentação de projetos desenvolvidos. As atividades ocorreram na segunda-feira (6), atendendo à Parada Pedagógica, adicionada ao calendário escolar.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Num primeiro momento, a unidade ofereceu coffee break com os pais dos alunos para, em seguida, discutirem sobre o acompanhamento pedagógico de cada criança. Após a reunião, professores participaram da palestra informativa de Primeiros Socorros, ministrada pelo sargento Cleonildo, do Corpo de Bombeiros.

Continua depois da publicidade

Durante a palestra, o sargento Cleonildo falou sobre situações que podem ocorrer acidentalmente com as crianças, tais como engasgos, cortes, queimadura e convulsão. “Em situações de emergência, o adulto que estiver por perto deve, primeiramente, fazer o socorro. Em caso de engasgo é importante que o adulto incline o corpo da criança para a frente e, com as mãos em concha, bata nas costas, até que o corpo estranho saia pela boca”, comentou o sargento, em uma das dicas.

Parada Pedagógica ocorreu na última segunda-feira (6) (Foto: Raimundo Nogueira/PMG)

Continua depois da publicidade

Atentas às suas orientações estavam as professoras e auxiliares de desenvolvimento infantil, que lidam diariamente com crianças de 3 a 7 anos. “Este tipo de assunto é muito importante para a segurança dos pequenos. Não é frequente, mas já aconteceram sustos desse tipo e temos que estar preparadas para agir da forma correta, sem afobamento”, pontuou a educadora Vanessa de Paula.

Num último momento, as profissionais de educação compartilharam experiências pessoais de cada projeto que aplicam para seus alunos. A atividade visou ampliar o repertório profissional das professoras.

“Este momento do educador parar e refletir sobre o que vem sendo feito na melhora do ambiente escolar é fundamental. Queremos ampliar o olhar da equipe gestora e educadores para atender as questões significativas da educação, falando das práticas e propostas para produzir um sentido de conquistas e plenitude na atuação profissional”, explicou a coordenadora pedagógica dos Núcleos de Educação Infantil do Município, Edna da Silva Costa.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software