Dicas de viagem

Os principais pontos turísticos em Istambul

Por toda a cidade você encontra as famosas mesquitas, uma mais bonita do que a outra

Publicado em 16/04/2014 às 14:57

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Mas quantos dias são necessários para conhecer Istambul? No mínimo 4 dias são necessários para poder conhecer e curtir com calma os principais pontos turísticos. É importante pensar na localização do hotel em que você irá se hospedar em Istambul para facilitar a ida aos pontos de interesse.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Os principais pontos turísticos em Istambul
 
Mesquita Azul (conhecida como Blue Mosque mas seu nome verdadeiro é Sultanhmet Camii)
Não há uma taxa para a entrada na mesquita porém há algumas restrições em relação às roupas como por exemplo: homens não podem entrar de bermuda e mulheres precisam ter a cabeça e os ombros cobertos e todos precisam tirar os sapatos.
Mas caso você não siga essas regras poderá pegar um pano azul emprestado na entrada da mesquita para se cobrir e eles também distribuem um saquinho para colocar os sapatos.
 
Basílica de Santa Sophia (Hagia Sophia)
 
Foi construída no ano de 532 e já foi uma igreja ortodoxa (360~1204 e 1261~1453), igreja católica (1204~1261), mesquita muçulmana (1453~1935) e em 1935 foi transformada em um museu pelo primeiro presidente da Turquia, Ataturk.
Todo o interior da Hagia Sophia em si já é um local para se apreciar a riqueza da arquitetura bizantina. Por ter abrigado varias instituições diferentes e ter passado por várias reformas e restaurações hoje possui um acervo riquíssimo que merece ser visitado.
 
Cisterna da Basílica (Yerebatan Sarayi)
 
É uma das muitas cisternas de Istambul. Eram construídas na época bizantina para guardar a água caso seus aquedutos fossem destruídos durante alguma invasão.
É uma cisterna realmente imensa de 9 metros de altura de capacidade para 80.000 metro cúbicos de água.
 
Torre de Gálata
 
Esse sim é um ponto imperdível de Istambul!!
A fila nos desanimou um pouquinho então aproveitamos pra tomar um *çay e comer um cheesecake numa cafeteria em frente a torre. Depois que a fila diminuiu um pouco resolvemos entrar.
 
É importante pensar na localização do hotel em que você irá se hospedar em Istambul para facilitar a ida aos pontos de interesse (Foto: Divulgação)
 
Conhecer o Grand Bazaar
 
É um verdadeiro paraíso para as compras. São 61 ruas cobertas e mais de 3 mil lojas!!
Aqui você encontrará lojas de doces, de joias, de tecidos, roupas, louças... uma infinidade de coisas. É praticamente impossível sair daqui sem comprar alguma coisa!! 
Uma dica: se você gostar de algo, compre!! Pois se você decidir andar e voltar depois é bem possível que não encontre a loja novamente!! Aconteceu comigo!!
 
Estação de tram: Beyazit
 
Fazer um cruzeiro pelo Bósforo.
Esse também é obrigatório!! Há vários tipos de cruzeiros, os de curta duração (em média 2 horas) que custam 10 liras, os de longa duração (day trip) que custam 15 liras só a ida ou 25 liras a ida e volta ou ainda o tour noturno que custa 20 liras.
Não compre o tour no hotel nem do pessoal que vende na rua e vá direto ao porto para pagar o preço correto.
Os tours saem de vários locais mas o mais comum é no porto de Eminonu.
 
Porto de Eminonu
 
Não é bem um ponto turístico mas com certeza é um lugar que merece sua atenção!! De dia você pode aproveitar a vista da ponte de Galáta e a vista do Golden Horn que é um pequeno braço de mar do estreito de Bósforo.
Nesse ponto há vários "barcos restaurantes" quem vendem peixe com pão.
Apesar de ser uma combinação um pouco inusitada para nós, posso te garantir que é uma delícia!!
De noite esse lugar também é bem movimentado e a vista dos barquinhos e da mesquita de Suleymaniye é bem legal.
 
Istiklal Street
 
A área de Taksim no distrito de Beyoglu é a região mais moderna de Istambul onde tem muitas lojas de marca, barzinhos e baladas. É aqui que você encontrará a vida noturna de Istanbul.
 
Grand Bazaar é um verdadeiro paraíso para as compras (Foto: Divulgação)
 
Palácio Dolmabahce
 
A construção imponente demonstra toda a riqueza do império Otomano. Não é à toa que foi a residência de 6 sultões.
Foi também o local onde faleceu o primeiro presidente da Turquia, Mustafa Kemal Ataturk que até hoje é muito amado e respeitado no país.
O Palácio é fechado para a visitação às 2ª e 3ª feiras (o que acabou prejudicando nossa visita).
Funciona das 9:00 às 16:00 porém há uma cota diária de visitas então é bom chegar cedo.
As visitas são guiadas em inglês ou em turco. A entrada custa 30 liras para o Palácio e 20 liras para o harém, pode-se ainda comprar os dois na entrada por 40 liras. Estação de trem: Kabatas
 
Dica importante
 
As filas para entrar em várias das principais atrações são enormes e em alguns lugares como a Hagia Sophia e o Palácio Topkapi são duas filas: uma para comprar a entrada e outra para entrar na atração.
Para evitar pegar a fila para comprar a entrada nesses lugares é possível comprar seus ingressos antecipados no site Muze.gov.tr.
Nesse site é possível comprar tickets antecipados para a Hagia Sophia, Istanbul Archaeological Museum, Chora Museum, Topkapi Palace, Topkapi Palace Harem de Istambul e ainda algumas outras atrações em outras cidades como o Museum of Anatolian Civilization em Ankara, Ephesus, o Goreme Open Air Museum e Troia Archeological Site em Troia.
 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Paraíso

• Bueno Aires e Punta del Este

• Costa Fascinosa

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software