Oscar

O drama do homem escravizado pode dar o Oscar a Chiwetel Ejiofor

Premiado ator britânico concorre à estatueta por seu papel em 12 Anos de Escravidão

Bárbara Farias

Publicado em 27/01/2014 às 13:11

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Aos 36 anos de idade, o ator britânico Chiwetel Ejiofor disputa seu primeiro Oscar por seu papel no drama "12 Anos de Escravidão". O filme, dirigido pelo cineasta britânico Steve McQueen,  recebeu nove indicações.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Aparentemente desconhecido do grande público, o ator estreou em Hollywood, em Amistada, em 1997. Ele foi convidado por Steven Spielberg para compor o elenco, atuando com Morgan Freeman e Anthony Hopkins. O filme recebeu quatro indicações ao Oscar, em 1998, mas não ganhou nenhuma estatueta.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Meryl Streep, a dama do cinema concorre ao seu quarto Oscar

• Leonardo DiCaprio, um lobo à caça de seu primeiro Oscar

• Matthew McConaughey a um passo do primeiro Oscar

A arte dramática entrou muito cedo na vida deste ator. Aos 13 anos, ele já atuava em escolas e produções do Teatro Nacional da Juventude, na capital da Inglaterra.

Chiwetel Ejiofor é um homem livre que acaba sendo escravizado em 12 Anos de Escravidão (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

Posteriormente, frequentou a Academia de Londres de Música e Artes Dramáticas.

Chiwetel Ejiofor já recebeu sete prêmios, frutos de suas atuações no teatro, televisão e cinema.   

Em 2008, seu desempenho no papel-título de Otelo, no Donmar Warehouse, ao lado de Ewan McGregor, foi elogiado por unanimidade. Ejiofor ganhou o Laurence Olivier Award de melhor ator e o Evening Standard Awards Teatro. Ele também recebeu indicações nas South Bank Show Awards e o On Stage Theatregoers 'Choice Awards, em 2009.

Continua depois da publicidade

Depois de sua estréia na televisão em 1996, em Voyage Mortal, Ejiofor atuou em produções como Murder in Mind (2001), Confiança (2003), Twelfth Night (2003) e Contos de Canterbury (2003). Sua aparição na televisão em contundente drama emocional 2006 do Tsunami: The Aftermath (2006) ao lado de Toni Collette , Sophie Okonedo e Tim Roth valeu-lhe uma nomeação para um Globo de Ouro, bem como um prêmio NAACP Image.

Amistad traçou seu destino na sétima arte. Ejiofor atuou em filmes como Coisas Belas e Sujas (2002), pelo qual ganhou prêmios de melhor ator no British Independent Film Awards, no Evening Standard Film Awards e no San Diego Film Critics Society Awards; Simplesmente Amor (2003); Melinda e Melinda (2004), de Woody Allen, Kinky Boots - Fábrica de Sonhos (2005), O Plano Perfeito (2006), Filhos da Esperança (2006), O Gângster (2007), e Talk to Me (2007). Neste último filme , sua atuação lhe rendeu  o Independent Spirit Award de melhor ator coadjuvante.

Ejiofor também apareceu em filmes notáveis ??como Endgame (2009), ao lado de William Hurt, Salt (2010), comAngelina Jolie e Liev Schreiber e 2012 (2009), com John Cusack , Danny Glover e Thandie Newton.

Continua depois da publicidade

12 Anos de Escravidão

12 Anos de Escravidão, baseado em fatos reais, conta a história de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um homem livre que é sequestrado em 1841 e forçado por um proprietário de escravos (Michael Fassbender) a trabalhar em uma plantação na região de Louisiana, nos Estados Unidos. Doze anos depois, Northup é resgatado por um advogado (Brad Pitt).

Série "...e o Oscar vai para..."

Continua depois da publicidade

Não deixe de acompanhar a série "...e o Oscar vai para..." sobre os atores, atrizes, diretores, filmes, roteiristas, compositores, diretores de fotografia, entre outros, indicados ao Oscar 2014, no Cinema DL. Fique por dentro de tudo sobre Cinema!

A cerimônia do Oscar será realizada no dia 2 de março, no Teatro Dolby Theatre, em Los Angeles, Califórnia, com transmissão ao vivo para 225 países.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software