Porto & Negócios

NT Expo nos Trilhos

Mesmo cautelosos, lideranças empresários acreditam no setor metroferroviário

Publicado em 18/11/2014 às 11:38

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A cadeia produtiva da indústria metroferroviária está preparada para alavancar e sustentar os investimentos em infraestrutura para transporte de carga e mobilidade urbana que o País necessita nos próximos anos. Esta é a mensagem deixada pelas principais empresas nacionais e internacionais do segmento que participaram da 17ª edição da NT Expo - Negócios nos Trilhos, principal encontro do segmento na América Latina que aconteceu entre os dias 11 e 13 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Antes de tudo, a iniciativa privada quer profissionalismo no relacionamento com o poder público. “Para o crescimento da indústria metroferroviária no Brasil é preciso ter perspectivas estratégicas concretas com agências reguladoras e ministérios despolitizados”, disse o responsável pelo desenvolvimento de negócios da DB International, Gustavo Gardini. Para lidar com questões como a mobilidade urbana, o diretor executivo de Novos Negócios da CCR, Roberto Labarte, sugere ousadia: “Nas grandes cidades é preciso implantar o pedágio urbano e tornar o cotidiano caro para quem usa carro”.

Mesmo que os projetos públicos previstos pelos governos Federal e Estadual não tenham, ainda, a velocidade desejada pelo mercado, as perspectivas da indústria ferroviária têm impressionado executivos estrangeiros. Um exemplo é o Diretor Comercial da ArcelorMittal, Jason Mccllouh, que participou desta edição da NTExpo. “É a minha primeira vez na feira e fiquei empolgado em ver a quantidade de atores envolvidos na cadeia produtiva do segmento. Conseguimos estabelecer novos contatos e ampliar nossos relacionamentos. O momento do Brasil para o setor é muito bom”, afirmou.

'Acreditamos nos projetos para o crescimento do setor, naqueles voltados para a renovação da frota” (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

Confiança As entidades representativas do segmento metroferroviário depositam confiança na próxima gestão da presidente Dilma Rousseff, reeleita recentemente. “Acreditamos nos projetos do Governo Federal para o crescimento do setor metroferroviário, principalmente naqueles voltados para a renovação da frota”, frisou o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, durante a cerimônia de abertura da  NT Expo - 17ª Negócios nos Trilhos.

José Antonio Fernandes Martins, presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre), falou em união. “Nós estamos saindo de um ano eleitoral, no qual o país ficou  dividido. Os empresários estão sem confiança no governo e isso impactou na projeção do PIB. A presidente garantiu que ampliará o diálogo com os empresários para acelerar o crescimento. Este é o caminho. Precisamos de união e diminuir os conflitos. A NT é uma prova do que nós, iniciativa privada, podemos oferecer ao País”, afirmou.

O presidente executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Gustavo Bambini, também demonstrou otimismo. “Estamos em um momento em que aquele sonho de se construir um futuro melhor para o desenvolvimento das ferrovias está se tornando realidade”, disse. O representante da Associação Latinoamericana de Ferrovias (ALAF), Jean Pejo, acredita que o momento permite até pensar em uma integração continental: “Queremos a união e interligação entre os países do Cone Sul e a NT Expo é o ambiente propício para fomentar esta discussão”, disse.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software