Continua depois da publicidade
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) divulgou as estatísticas de movimentação portuária do segundo trimestre de 2014. Os Portos Organizados e Terminais de Uso Privado movimentaram 244,2 milhões de toneladas brutas, o que representou um crescimento de 5% em relação ao segundo trimestre de 2013. Ao todo, houve um incremento de 11,6 milhões de toneladas movimentadas.
Os Portos Organizados apresentaram um crescimento de 2,6% no segundo trimestre de 2014 quando comparado ao mesmo período 2013, enquanto os Terminais de Uso Privado apresentaram um crescimento de 6,4%. Os incrementos absolutos mais significativos entre os grupos de mercadoria foram observados na movimentação de minério de ferro, principal produto da pauta de exportações brasileiras, movimentando 6,9 milhões de toneladas, com crescimento de cerca de 8,8%, e combustíveis, que movimentaram 4,5 milhões de toneladas, um incremento de 9,4%.
No segundo trimestre de 2014 foram movimentados 2,3 milhões de toneladas de cargas conteinerizadas, 4,8% mais do que no mesmo período de 2013. Em termos de peso bruto, a movimentação de contêineres atingiu a marca de 24,7 milhões de toneladas no trimestre.
Continua depois da publicidade
Em termos de crescimento da movimentação, em números absolutos, destacaram-se os portos de Suape (incremento de 1 milhão de toneladas), Itaguaí (incremento de 1,1 milhão de toneladas). O Porto de Santos apresentou uma significativa queda de sua movimentação no comparativo trimestral (3,0 milhões de toneladas, o que representou uma redução percentual de 11,5%).
A redução de movimentação no porto de Santos, no porto de Santarém (450 mil toneladas, representando uma redução percentual de 38,5%) e no porto do Rio de Janeiro (396 mil toneladas, representando uma redução percentual de 20,2%) contribuíu para o baixo desempenho dos portos organizados nesse período.
Contêineres No segundo trimestre de 2014, a movimentação de contêineres por parte dos portos organizados diminuiu 3,7% em termos de TEUs (unidade equivalente a 20’). Entre os oito principais portos que movimentaram contêineres no período, os portos de Rio de Janeiro (82,6% no comparativo trimestral, com incremento de 47,2mil TEUs), Vitória (19,9%, com incremento de 10,7 mil TEUs) e Rio Grande (16,5%, com incremento de 25,2 milTEUs) apresentaram as maiores taxas de crescimento frente a o mesmo período do ano anterior.
Continua depois da publicidade
O porto de Santos manteve-se como o principal porto organizado na movimentação de contêineres no segundo trimestre de 2014, mesmo apresentando um decréscimo acentuado de 15,9% no comparativo trimestral (uma redução de 136,4 mil TEUs). O porto de Itaguaí também apresentou uma queda relativa bastante expressiva nesse período (decréscimo de 38,9%, equivalente a 35,6 mil TEUs).
Continua depois da publicidade