Continua depois da publicidade
O diretor de cinema, Mike Nichols, morreu hoje, aos 83 anos. Muitos aficionados por cinema talvez não saibam quem ele foi, mas certamente conhecem seus filmes.
Nichols dirigiu filmes de sucesso como "Quem tem medo de Virginia Woolf" (1966), com Elizabeth Taylor e Richard Burton; "A Primeira Noite de um Homem" (1967), com Anne Bancroft e Dustin Hoffman, pelo qual ele ganhou o seu primeiro Oscar; "Gaiola das Loucas" (1996), com Robin Willians; e "Closer" (2004), com Julia Roberts, Clive Owen, Natalie Portman e Jude Law.
Outros longas dirigidos por Mike Nichols são: "Uma Secretária de Futuro" (1988), com Harrison Ford, Melanie Griffith e Sigourney Weaver, "Segredos do Poder" (1998), com John Travolta como Bill Clinton; "Uma Lição de Vida" (2001), com Emma Thompson; o "Lobo", com Jack Nicholson e Michelle Pfeiffer.
Ao longo de seis décadas, Nichols dirigiu um elenco de estrelas de cinema em filmes igualmente marcantes. São eles: Warren Beatty, Jack Nicholson, Christopher Walken, Matthew Broderick, Meryl Streep, Michelle Pfeiffer, Tom Hanks, Philip Seymour Hoffman.
Em 1939, a família de Mike Nichols imigrou de Berlim para os Estados Unidos da América. Ele tinha apenas sete anos de idade.
Nichols é um dos poucos artistas premiados com os quatros mais importantes prêmios do cinema, teatro, música e televisão: Oscar, Tony, Grammy e Emmy. Somente Barbra Streisand, Mel Brooks e Rita Moreno foram agraciados com estes prêmios.
Veja a galeria de fotos de alguns filmes dirigidos por Mike Nichols:
Continua depois da publicidade