Porto & Negócios

Marintec começa hoje no Rio de Janeiro

Principal evento da indústria naval e offshore da América Latina acontece na capital carioca

Publicado em 12/08/2014 às 11:08

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Começa hoje  e vai até quinta a Marintec South America - 11ª Navalshore, o principal evento da indústria naval e offshore da América Latina, que acontece no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de janeiro. Com mais de 11 mil m² de exposição, o encontro tem 12 pavilhões internacionais, 380 marcas e 17 países representados. Além de aumentar a participação de companhias de outros mercados no evento, o evento traz este ano um programa inédito de palestras, lança o Espaço Inovação e retoma as rodadas de negócios.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“A Marintec South America - 11ª Navalshore tem a função de ser um catalisador de negócios, de troca de experiências, além de ser um espaço reservado para o conhecimento das melhores práticas do mercado, interferindo positivamente na capacitação e no ganho de eficiência e de produtividade tão necessários para a retomada da indústria naval”, afirma Renan Joel, gerente da Feira - organizada pela UBM Brazil. O executivo completa: “O interesse internacional no evento reflete o momento favorável da indústria. Pavilhões do Japão, Coreia, Alemanha, Noruega, Argentina, Uruguai, China, Reino Unido, Canadá, Dinamarca, Polônia e Holanda já estão confirmados no evento”.

A indústria naval mantém o ritmo de crescimento graças aos círculos virtuosos provocados pelos investimentos de empresas como a Petrobras, que planeja dobrar a produção de petróleo até 2020 e investirá US$100 bilhões na indústria naval brasileira entre 2012 e 2020. O total de encomendas no período será de 28 sondas, 49 navios e 146 barcos de apoio, 61 destes já estão em construção e 26 já entregues. A previsão é de contratação dos 59 barcos de apoio restantes até outubro, totalizando as 146 novas embarcações. “O processo de reaquecimento do setor gera frutos para toda a cadeia, como a de máquinas, equipamentos pesados, caldeiraria, elétrica e automação. A adesão de 380 empresas ao grupo de expositores da Marintec é prova da pujança do setor”, completa Joel.

 Serão 90 reuniões de negócios, com 12 pavilhões internacionais e 380 marcas (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

As rodadas de negócios estão programas para amanhã, das 14h às 20h. “Teremos mais de 90 reuniões de negócio durante a rodada. A participação de empresas de grande relevância para o mercado, como os estaleiros Eisa – Estaleiro Ilha S.A, EBR – Estaleiros do Brasil, VARD, Aliança, Brasfels e o armador Galáxia Marítimo, entre outras empresas, foram decisivos para gerar interesse entre as empresas vendedoras que confirmaram presença”, diz Joel.

Conferência No programa de palestras da Conferência Marintec, os temas “Novas Tecnologias, Recursos Humanos e Qualificação de Mão de Obra e Infraestrutura Brasileira” nortearão os debates. O painel sobre infraestrutura está entre os destaques de 2014, afirma o gerente: “Vamos debater a desburocratização do setor, a redução da carga tributária, os entraves governamentais para o transporte aquaviário e fatores estratégicos para a obtenção de eficiência. A operação e as dificuldades encontradas na gestão técnica dos navios são outras questões de grande relevância que devem guiar as discussões durante o evento”.

Em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore (Abenav) e com o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparo Naval e Offshore (Sinaval), a Marintec volta a realizar, em 2014, as Rodadas de Negócios, ao longo dos três dias de evento. O objetivo é reunir estaleiros brasileiros e os fornecedores em cerca de 100 reuniões one-to-one, de 15 minutos, em um espaço especialmente estruturado. “Mais de 700 reuniões e centenas de negócios foram concretizados em rodadas realizadas em edições anteriores. Estamos retomando essa iniciativa, uma demanda dos expositores”, conta o gerente da Feira.

Continua depois da publicidade

Outro diferencial da Marintec para este ano é a criação do Espaço Inovação. “Em edições anteriores da Feira sentimos falta de uma área especialmente dedicada ao lançamento e à apresentação de projetos, temas relevantes e novos talentos, criando uma ponte entre universidade, iniciativa privada e governo. O Espaço Inovação vem atender esta demanda”, conclui Renan Joel. O site oficial do evento é site do evento: www.marintecsa.com.br. 

 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software