Continua depois da publicidade
A malha férrea brasileira é considerada uma das mais extensas da América Latina, com mais de 30 mil quilômetros de extensão, percorrendo 22 estados do País e ligações ferroviárias com Argentina, Uruguai e Bolívia. Entretanto, do total, pouco mais de 22 mil quilômetros operam com transporte de cargas e somente 12 regiões metropolitanas possuem sistema de transporte de passageiros. A potencialidade do setor e as oportunidades de negócios serão o motor central da NT Expo - 17ª Feira Negócios nos Trilhos, maior evento metroferroviário latino americano, que começa hoje e vai até quinta no Expo Center Norte, em São Paulo.
“Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do transporte metroferroviário para reduzir os gargalos logísticos e contribuir com a eficiência nos tempos de deslocamento nos centros urbanos do Brasil, a NT Expo congrega os principais especialistas e players do mercado que trazem ao evento as soluções em equipamentos e sistemas para o transporte de cargas e de passageiros, além de promover o networking. Este ano aprimoramos a programação com vários atrativos focados na mobilidade urbana e desenvolvimento econômico do País, como Rodada de Negócios, Espaço Inovação + Mobilidade, além do tradicional seminário que concentrará especialistas do setor”, destaca Renan Joel, gerente da NT Expo.
Um dos diferenciais do evento é reunir a cadeia produtiva do setor, com a participação de operadores de cargas e de passageiros, fornecedores de produtos e serviços, empresários, técnicos, engenheiros e demais especialistas do mercado. “A quase duas décadas, a NT Expo vem se consolidando como uma ferramenta para empresas do setor. No ano passado, das 210 marcas que estiveram presentes, 92% mostraram-se muito satisfeitas com a participação e 95% avaliaram o evento como potencial gerador de novos negócios”, comenta Joel. Na edição de 2013, o evento recebeu mais de 8.300 profissionais.
Continua depois da publicidade
Este ano a NT Expo conta com a presença de mais de 230 marcas expositoras de 23 países que exibirão as principais novidades em termos de produtos e serviços que vão desde equipamento, materiais, composições até as principais inovações tecnológicas. A expectativa dos organizadores é superar a meta de 8.500 visitantes no evento.
Mercado
A NT Expo acontece em momento de grande efervescência. No segmento de cargas, a ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários) projeta um crescimento de 12,5% na movimentação de cargas ferroviárias até 2016, podendo chegar a 550 milhões de toneladas úteis. De acordo com o presidente da entidade, Gustavo Bambini, desde a segunda metade dos anos 90, com as concessões, a ferrovia não surgia com tanta força na agenda nacional. Os esforços do Governo para criar uma política pública efetiva para o setor, concentrada no Programa de Investimentos em Logística (PIL), fortaleceu os investimentos no modal.
Continua depois da publicidade
Considerando novos trechos e a manutenção dos investimentos das atuais concessionárias, a participação do trem no mix de transporte de cargas tem condições para saltar dos atuais 30% para algo em torno de 45% até 2031, segundo estudos recentes da ANTF. O presidente enxerga nestas novas perspectivas uma oportunidade favorável de crescimento para o setor. O site oficial da feira é http://ntexpo.com.br/.