Porto & Negócios

Intermodal em pauta

Conferências discutem os rumos da logística e comércio exterior na 20ª edição da feira

Publicado em 25/03/2014 às 10:42

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Há uma semana do início da 20ª edição da Intermodal South America, especialistas e autoridades em logística, transporte de cargas e comércio exterior destacam o programa de Conferências da feira que abordarão temas como “Intermodal Ports & Maritime Summit”, “Novo Código Marítimo”, “Innovative Supply Chain” e “Condomínios Logísticos & Plataformas Logísticas”. As conferências acontecem paralelamente à exposição, entre os dias 1 e 3 de abril, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento (www.intermodal.com.br).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os painéis que compõem as conferências foram formatados em parceria com entidades especializadas do setor, como o Inbrasc (Instituto Brasileiro de Supply Chain), o Centronave (Centro Nacional de Navegação) e a Abtra (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados). “A Intermodal acompanhou o desenvolvimento de toda a cadeia de transporte no Brasil nos últimos 20 anos. Os debates e rumos apontados durante as conferências consolidaram o evento como um polo fomentador de diretrizes estratégicas para as empresas e para o Governo”, afirma o gerente da Feira, Ricardo Barbosa.

Programação A conferência Intermodal Ports & Maritime Summit abre o primeiro dia da Feira com o painel “Infraestrutura - Avanços e Perspectivas”. Com moderação do presidente da Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), Vicente Abate, e presença confirmada do diretor-geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Mário Povia, e do diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Carlos Nascimento, além de outras autoridades e empresários, serão abordados temas como o modelo de efetivação dos empreendimentos em infraestrutura previstos pelo Governo Federal para o período 2014-2017.

Ainda no primeiro dia de evento, às 14h, tem lugar o painel “Desafios Estruturais dos Portos Brasileiros”, em parceria com a Abtra. Dividido em duas sessões para debates de temas mais específicos, aborda os requisitos para alfandegamento de terminais e recintos e traz, dentre os palestrantes, o gerente de tecnologia da informação da Abtra, Vander Abreu, e o auditor, representante da Alfândega do Porto de Santos, Antônio Russo Fi.

Continua depois da publicidade

 Os painéis que compõem as conferências foram formatados em parceria com entidades especializadas do setor (Foto: Divulgação)

A pauta da segunda sessão do painel vespertino, “Porto Indústria e Acesso aos Portos”, propõe o debate de alternativas para o acesso à região do Porto de Santos, o projeto do túnel Santos-Guarujá e seus impactos, discute perspectivas de portos como o do Espírito Santo e apresenta cases de sucesso. Entre os palestrantes, estão os prefeitos Paulo Alexandre Barbosa (Santos) e Maria Antonieta de Brito (Guarujá).

Segundo dia No dia 2 de abril, às 9h, o painel “Novo Código Comercial Marítimo” acontece em parceria com o Centronave e destaca mudanças de direitos e obrigações de embarcadores, companhias marítimas e prestadores de serviços no âmbito portuário. Os temas vão do risco marítimo à navegação aquaviária, passando por garantia patrimonial e apuração formal dos acidentes.

Continua depois da publicidade

Em parceria com  o Inbrasc, o painel “Supply Chain - Identificando Soluções”, dividido em duas sessões, abre o último dia de Intermodal Ports & Maritime Summit, às 9h. “A Cadeia de fornecimento numa visão global” e “Logística Reversa como um diferencial competitivo” são os temas da primeira sessão, que debate questões como o cenário da cadeia de suprimentos na indústria, estratégias na área para resultados mensuráveis, impactos da Nova Lei de Resíduos Sólidos para o mercado de Logística Reversa e oportunidades para agregar valor ao que seria descartado. A segunda sessão do período da manhã aborda “A integração de modais na cadeia de suprimentos” e o “Estudo de caso: Basf”.

Fechando a conferência, o sexto painel acontece às 14h aborda uma visão comparativa entre os condomínios logísticos e as plataformas logísticas. Também dividido em duas sessões, o painel apresenta o conceito, a viabilidade e as razões para implantação e utilização de condomínios ou plataformas logísticas e de Zonas de Processamento de Exportação (ZPE).

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software