Continua depois da publicidade
O roxo é o pigmento mais difícil de ser obtido diretamente da natureza e durante grande parte da antiguidade era apenas utilizado pela realeza e nobreza. Por ser um corante de difícil acesso, a cor era sinônimo de requinte e sofisticação e representava uma enorme riqueza para aquele indivíduo que a utilizava. Ele era tão raro e tão caro, que na Roma antiga somente o imperador podia utilizá-la, e aqueles que desobedeciam esta regra eram severamente punidos.
Hoje em dia, o roxo continua sendo uma cor que remete a sofisticação e elegância, porém virou muito mais democrática, funcionando muito bem em todos os ambientes da casa tanto internos quanto externos. Na hora da escolha do roxo para a decoração, deve-se apenas ter um pouco de cautela para não sobrecarregar o ambiente, pois dependendo do tom utilizado, o impacto visual é forte e pode deixar o cômodo um pouco pesado. Pensando em dar uma mãozinha para aqueles que querem adicionar um pouco de roxo em suas casas, separamos algumas imagens lindas que irão ajudar e inspirar.
Continua depois da publicidade
Uma ótima opção para aquelas pessoas que tem um pouco mais de cautela na hora de utilizar cores fortes, são os tons mais claros de roxo como o lilás e o lavanda. Estes tons são um pouco mais femininos e delicados, e combinam muito bem com quartos e banheiros por sua característica suave e relaxante. Como eles são tons leves, a possibilidade de abusar desta cor em vários itens do cômodo é bem maior, portanto não tenha medo de arriscar e encher o ambiente de lilás.
Continua depois da publicidade
Utilizar estes tons mais leves em paredes e cortinas (que são itens que mudamos com menos frequência) te dá uma liberdade maior para usar tons mais fortes em estampas de almofadas, peseiras de cama ou mantas. Opte por objetos produzidos com texturas e materiais diferentes, este detalhe irá adicionar um pouco de dimensão a composição geral da decoração.
Os tons mais escuros ou saturados como o uva e o vinho são opções muito atuais e contemporâneas e combinam muito bem com pessoas que gostam de arriscar em cores fortes e que chamem atenção. Estes tons ficam ótimos tanto em ambientes masculinos quanto femininos, e dão uma sensação de sobriedade e estilo muito grande a qualquer cômodo.
Para deixar o ambiente um pouco mais leve, lembre-se de misturar algumas cores mais suaves como o marfim, o bege e o cinza na composição da decoração. Desta forma, o olhar das pessoas irá focar nos objetos que possuírem uma cor mais forte, tornando-os mais destacados, e valorizando ainda mais estas peças.
Continua depois da publicidade