Continua depois da publicidade
Essa ilha está a 27°09’ de latitude sul e a 109°26’ de longitude oeste. Isso significa dizer que você está sobre o solo mais distante de qualquer lugar povoado do planeta, em pleno Oceano Pacífico, a 4.100 km do Taiti e a longos 3.700 km da costa da América do Sul. Ela está longe, mas não está sozinha.
A Ilha de Páscoa, cujo nome é uma referência ao domingo de Páscoa de 1722, em que foi (re)descoberta por navios ocidentais, é uma das três extremidades de um triângulo imaginário formado pela Nova Zelândia e pelo Havaí, ilhas localizadas na chamada Oceania Remota. Mais do que formar uma imensa área de milhões de quilômetros quadrados, esse conjunto de territórios distantes tem em comum a mesma origem polinésia e um certo gosto por histórias intrigantes.
Continua depois da publicidade
E é ali, em Te Pito o Te Henua (no “umbigo do mundo”, em língua rapa nui), que viajantes de bom gosto encontram os melhores e mais distantes mistérios de uma gente que decidiu ir longe para fincar, entre tantos outros enigmas, estátuas gigantes que parecem reverenciar seus criadores rapa nui.
Não há dúvidas de que essas belas esculturas feitas com rochas vulcânicas são o cartão postal mais divulgado de Páscoa. No entanto, as opções de atrações são tão variadas quanto os questionamentos formulados sobre essa pequena ilha de quase 170 km². As descobertas vão além dos olhares distantes dos moais.
Continua depois da publicidade
A ilha é o topo de uma imensa cadeia rochosa que teria se formado há uns 3 milhões de anos e que se esconde a 3 mil metros no fundo do mar. Foi a partir de grandes explosões vulcânicas que surgiram lugares de beleza rara, em todo o mundo, como os vulcões Rano Kau e Rano Raraku.
É tanta energia concentrada em um pedaço tão pequeno de terra que até os polinésios vindos de rincões distantes escolheram aqueles lugares para seguirem seus rituais espirituais. E para apreciar esse cenário o esforço é mínimo, já que o ponto mais alto da ilha tem apenas 511 metros. Difícil mesmo é entender tanto mistério.
Continua depois da publicidade
Sob aquelas pontas rochosas que um dia foram o berço de lavas quentes se escondem outro mistério de Páscoa: as cavernas subterrâneas interligadas por escuros e largos corredores naturais formados pela passagem, há milhões de anos, daqueles trabalhos vulcânicos. A princípio, entrar em uma delas pode parecer uma idéia amalucada de algum guia irresponsável. Mas quando os primeiros metros são ultrapassados, abrem-se amplos salões de pedras com janelões naturais com uma vista única do Pacífico.
INFORMAÇÕES E SERVIÇO
Site do país - www.gobiernodechile.cl
Site de turismo do país - www.sernatur.cl
Site da Iha de Páscoa - www.visitrapanui.cl
Informações Turísticas - Sernatur. Rua Tu’u Mahele,
s/nº, tel. 56 (32) 210-0255. De seg. a sex., das 8h30 às
13h30 e das 14h30 às 17h30. [email protected]
Idiomas - Espanhol e rapa nui
DDI - 56 (Chile)
Código de acesso da ilha - 32
Moeda - Peso chileno
Continua depois da publicidade
Fuso horário - A Ilha de Páscoa está a duas horas a menos
do Chile e a três do Brasil (horário de Brasília).
Horários - O horário comercial costuma ser das 9h às 13h
e das 16h às 20h. Porém, as atrações turísticas e alguns
estabelecimentos como supermercados costumam funcionar
durante o dia sem interrupções.
Gorjetas - As contas em bares e restaurantes não vem
com os 10% de serviço incluídos.
Visto e documentos - O governo chileno exige, desde 15 de setembro de 2009, que os turistas que visitarem a Ilha de Páscoa tenham um documento chamado “Cartão de Visitante Rapa Nui”, controlado pelo aeroporto de Mataveri. O cartão não restringe e nem impede as visitas, só tem como objetivo ajudar os órgãos turísticos a obter informações sobre as pessoas que chegam à ilha.
A Ilha de Páscoa pertence ao Chile, de modo que brasileiros podem embarcar apenas com RG. Por outro lado, os voos que saem de Santiago em direção a Rapa Nui costumam ser considerados voos internacionais, pois fazem escala em Rapa Nui antes de seguir viagem ao Taiti. Para evitar problemas durante o check in, leve o seu passaporte com validade de, pelo menos, seis meses.
Continua depois da publicidade
Clima - No verão, os termômetros não ultrapassam os 28°, enquanto os meses de inverno oferecem um clima ameno e com temperaturas que vão de 17° a 21°. Evite chegar à ilha em maio, mês com maior número de dias chuvosos. As belezas naturais e a energia dos moais de Páscoa, certamente, renderão boas fotos até para o turista com menos intimidade com as técnicas fotográficas. Para isso, procure visitar pela manhã os atrativos que se localizam a oeste da ilha e, pela tarde, as atrações do lado leste.
Vocabulário básico em rapa nui:
Iorana: Oi / Tchau
Manuia: Saúde (para brindes)
Pehe Koe?: Como vai?
Riva Riva: Muito bem.
Nene: gostoso / saboroso
Maururu: Obrigado
Ote aha no: De nada
Continua depois da publicidade