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Futuro do comércio exterior é discutido no segundo dia da Intermodal South America

Encontros reuniram os principais players dos segmentos de portos, supply chain, aeroportos e ferrovias do País

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 04/04/2013 às 18:35

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Concorridas, as conferências movimentaram o segundo dia da Intermodal South America 2013 - Feira Internacional de Logística, Transporte de Cargas e Comércio Exterior nesta quarta (2/4).  Segundo maior evento no mundo que reúne estes segmentos, acontece até quinta no Transamerica Expor Center, em São Paulo.

A programação começou pela manhã com a Conferência IntraPortos, que discutiu temas como “Impactos dos novos pacotes governamentais”, “Regulação portuária e redução de custos logísticos” e “Eficiência no Comércio Exterior”. “Encontros como estes realizados durante a Intermodal mostram que precisamos trabalhar unidos. Sentimos que é necessário pensarmos grande, com base nos interesses do País e não apenas na empresa que atuamos”, destacou Edmundo Mercer, presidente da Comissão Portos, entidade que congrega as organizações envolvidas com a atividade portuária.

Também presente na conferência, o secretário executivo da Abtra (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados), Matheus Miller, ressaltou que a Intermodal 2013 está demonstrando a pujança do setor e chamou a atenção para a qualidade das discussões técnicas. “A feira sempre é o momento no qual se discute o futuro do comércio exterior, mas nesta edição ganhou maior amplitude por conta de toda a polêmica em torno do novo marco regulatório do sistema portuário”, concluiu.

Outra conferência que movimentou a manhã deste segundo dia da Intermodal South America foi a Innovative Supply Chain, realizada pela primeira vez durante a feira. Temas como “Global Supply Chain” e “Green Supply Chain & Logística Reversa” estiveram na programação. “Este seminário foi importantíssimo para atrair mais o segmento industrial e integrá-lo a este ambiente catalisador de negócios”, disse Alexandre Oliveira, presidente do Instituto Brasileiro de Profissionais de Supply Chain (IBS) e diretor-geral do Grupo Cebralog.

Rail Cargo

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No período da tarde, a Rail Cargo 2013 lotou a sala de conferências para que os principais representantes do setor ferroviário e intermodal discutissem temas tais como “Investimentos e planos do governo para 2013”, “PPPs e Ferrovias” e o “Balanço do transporte ferroviário de cargas de 2012”, apresentado pela Associação Nacional de Transporte Ferroviário (ANTF).

“A palavra mais ouvida nos debates é burocracia. Os projetos existem, os recursos existem, mas tudo fica parado. Este encontro é um estímulo para encontrarmos meios de superar estes obstáculos”, disse Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer). Ele concluiu: “Os investimentos em infraestrutura para transportes representam menos de 1% do nosso PIB. Temos que atingir o índice dos anos 70, que era de 2%, e buscar se aproximar de dois membros do BRIC, Índia e Rússia, que aplicam 5%”.

A programação começou pela manhã com a Conferência IntraPortos (Foto: Divulgação)

“O setor ferroviário se sente orgulhoso de participar da Intermodal, neste momento ímpar para nós. O Governo Federal deve investir R$ 91 bilhões até 2020 no segmento e sentimos que, a cada edição da feira, o interesse no transporte de cargas por trens cresce. Não falávamos de ferrovias há cinco anos, mas hoje o Brasil precisa dos trens. Em 2020, o modal movimentará mais de 800 milhões de toneladas, o que vai representar 34,35% de todo o movimento de carga do País”, frisou Rodrigo Villaça, diretor executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) - que também concedeu coletiva de imprensa aos mais de 50 jornalistas presentes no evento, na manhã desta terça-feira.

Carga Aérea

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Completou o programa de conferências a Air Cargo South America, que discutiu os rumos do transporte áereo de carga em painéis que abordaram temas como “Investimentos no setor aeroportuário”, “Licitações e privatizações” e “Infraestrutura aeroportuária”. “Temos que ampliar, a partir deste encontro, a reflexão sobre o que queremos para o segmento. O Financial Times trouxe uma matéria esta semana sobre a classificação do Brasil em infraestrutura. Estamos em 134ª entre 155 países, ao lado de nações como Haiti e Serra Leoa. Temos muito trabalho pela frente!”, disse Rubens Teixeira Alves, diretor da AGR Projetos e Estruturação. 

“É uma honra para a Infraero participar deste evento, o principal ponto de debates sobre a intermodalidade. O usuário do transporte aéreo está mais exigente, movimentamos o equivalente à população do País no ano passado, e a Intermodal ajuda a termos um panorama do que os agentes do segmento estão pensando”, ressaltou Francisco Nunes, superintendente de logística de carga da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Brasil-Alemanha

Nesta quinta-feira (3), último dia da Intermodal South America, acontece a 4ª Conferência de Logística Brasil-Alemanha, que terá a presença do ministro dos Portos, Leônidas Cristino, a partir às 9 horas. Na pauta, temas como “O transporte e a logística diante da nova política da infraestrutura brasileira”, “O sucesso na implantação de estruturas de logística e redes de valor agregado no Brasil” e “Tendências e estratégias na logística”.

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