COPA DO MUNDO

EUA dominam Irã, classificam em 2º e pegam a Holanda nas oitavas da Copa

Com a vitória, os EUA chegaram aos cinco pontos, ultrapassaram o Irã, com três, e garantiram a segunda vaga para o mata-mata

ADRIANO WILKSON E ANDRÉ MARTINS - FOLHAPRESS

Publicado em 29/11/2022 às 18:25

Atualizado em 29/11/2022 às 18:37

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Estados Unidos passa para as oitavas / Divulgação/FIFA

Continua depois da publicidade

Os Estados Unidos conquistaram a sua primeira vitória na Copa do Mundo do Qatar e também garantiram a vaga nas oitavas de final. A classificação ainda veio em uma partida com contornos geopolíticos polêmicos. A seleção norte-americana superou o Irã por 1 a 0, nesta terça-feira (29), no Estádio Al Thumama, em Doha, e terminou na segunda colocação do Grupo B, atrás da Inglaterra. A adversária da próxima fase será a Holanda.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os iranianos entraram em campo com a vantagem do empate, já que estavam com um ponto de vantagem na tabela diante do adversário direto. Do lado dos EUA, apenas a vitória interessava. A seleção do país da América do Norte começou com muita intensidade, controlando as ações e pressionando a equipe asiática, que estava armada para se defender e tentar reagir em contra-ataques.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Inglaterra 'acorda', faz 3 a 0 no País de Gales e pega Senegal nas oitavas

• Holanda faz 2 a 0 no Qatar e chega às Oitavas da Copa como líder do Grupo A

• Senegal vence Equador por 2 a 1 e está nas Oitavas da Copa do Mundo

No entanto, o Irã não conseguiu criar nenhuma oportunidade na primeira etapa e não resistiu à artilharia norte-americana. Pulisic, camisa 10 dos EUA, inaugurou o placar e quase precisou ser substituído por ter se chocado com o goleiro adversário. Os EUA ainda tiveram um gol anulado antes do intervalo e seguraram o pouco inspirado ataque iraniano na segunda etapa.

Com a vitória, os EUA chegaram aos cinco pontos, ultrapassaram o Irã, com três, e garantiram a segunda vaga para o mata-mata. A Inglaterra, que venceu Paós de Gales por 3 a 0 no outro duelo da chave, terminou em primeiro, com sete. A seleção de Gareth Bale ficou na lanterna, com um ponto. As equipes que seguem vivas no torneio enfrentarão os classificados do Grupo A.

Continua depois da publicidade

Os duelos da semifinal, portanto, serão Holanda x EUA e Inglaterra x Senegal. As partidas serão disputadas no próximo sábado (3).
*
IRÃ
Beiranvand; Rezaeian, Hosseini, Pouraliganji e Mohammadi (Ali Karimi); Ezatolahi, Nourollahi (Mehdi Torabi) e Hajsafi (Abolfazl Jalali); Gholizadeh (Karim Ansarifard), Taremi e Azmoun.

EUA
Turner; Dest (Shaq Moore), Carter-Vickers, Ream e Robinson; Adams, McKennie (Kellyn Acosta) e Musah; Weah (Walker Zimmerman), Pulisic e Sargent (Haji Wright).

Estádio: Al Thumama, em Doha (Qatar)
Quando: Às 16h (de Brasília) desta terça-feira (29)
Árbitro: Antonio Mateu lahoz (Espanha)
VAR: Juan Martinez (Espanha)
Gols: Christian Pulisic, aos 38' do 1° T
Cartões amarelos: Tyler Adams (EUA)

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software