Continua depois da publicidade
Uma das tendências em decoração de interiores vem diretamente da Dinamarca, prometendo dar uma nova vida e um novo ar à sua casa. Saiba mais sobre a tendência de decoração hygge, o que representa e os seus princípios. Confira ainda várias fotos de casas decoradas com a tendência hygge para melhor poder perceber em que consiste este estilo decorativo.
Antes de mais, é importante explicar de onde vem a palavra “hygge”. Este estranho termo faz parte da cultura dinamarquesa, sendo difícil de traduzir à letra.
No fundo, significa uma forma de estar na vida, onde se procura levar para dentro de casa sensações como paz, conforto, descanso, naturalidade e luz.
Os dinamarqueses vivem numa zona do mundo com pouca luz solar, e como tal, a atitude “hygge” consiste na criação de um refúgio cheio de luz, calor e tranquilidade.
Continua depois da publicidade
Princípios da tendência de decoração hygge
Como mostrámos atrás, a tendência de decoração hygge é acima de tudo uma atitude onde se pretende criar na sua casa um ambiente muito acolhedor.
Dessa forma, este estilo de decoração segue vários princípios importantes. Conheça-os de seguida.
Continua depois da publicidade
– Na tendência de decoração hygge, o mais importante, acima até da beleza estética, é o conforto. Assim, todos os materiais procuram ser suaves e macios, que criem uma sensação de bem-estar.
– Outro ponto fundamental está relacionado com a luz. Sendo um país com poucas horas de luz solar, os dinamarqueses procuram ter na sua casa a luminosidade que lhes falta no exterior. Dessa forma, a decoração hygge irá apostar em cores claras, que ajudem a iluminar o ambiente e a dar maior amplitude e sensação de espaço.
– Na tendência de decoração hygge procura-se também usar materiais mais quentes, como por exemplo a madeira. Além disso, como não podia deixar de ser, num ambiente inspirado nos países escandinavos, não pode faltar a lareira. Além de ser uma fonte de calor, a visão das chamas dá uma aparência bem acolhedora a um ambiente.
Continua depois da publicidade