Continua depois da publicidade
Por esta razão, é sempre importante que tenha algum cuidado na compra e colocação de um na sua casa. De seguida, vamos mostrar-lhe algumas dicas de decoração com tapetes, para que possa conseguir uma divisão mais confortável e acolhedora.
Tamanho: Um tapete precisa ter um tamanho proporcional em relação aos outros elementos que se encontram dentro da divisão. Por exemplo, um tapete muito pequeno em frente a um sofá imponente vai parecer estranho. O ideal é que encontre um equilíbrio entre os dois.
Formato: Deverá escolher o formato do tapete com base em diversos fatores, tais como o tamanho da sala, o seu formato e o estilo de decoração que pretende. Embora o tradicional tapete retangular ainda seja o mais utilizado, nos últimos tempos o uso de tapetes redondos, tapetes quadrados ou tapetes ovais tem vindo a tornar-se cada vez mais popular.
São adequados para qualquer tipo de decoração e divisão, para além de permitirem uma melhor proporção com os ambientes e a disposição dos móveis. Contudo, também encontrará no mercado tapetes com formato mais invulgar e algumas empresas e lojas disponibilizam também tapetes feitos sob medida, o que acaba por permitir uma enorme variedade de criação de formatos.
Continua depois da publicidade
Cor: Cores mais suaves, como brancos e cremes, criam a ilusão de maior amplitude na divisão e de maior luminosidade, tornando um quarto pequeno significativamente maior aos nossos olhos.
Cores escuras, por outro lado, criam a ilusão de um espaço menor, sendo por isso apenas aconselhada para divisões de maiores dimensões. Entre as vantagens das cores mais escuras está o fato de não se notarem poeiras na sua superfície, mas caso possua animais de pelo claro em casa, então esta não é certamente a melhor opção.
Continua depois da publicidade
Materiais: Os materiais com que o tapete é feito também são muito importantes. É preciso que tenha conhecimento que existem tapetes feitos com materiais naturais e tapetes feitos com fibras sintéticas, cada um deles com as suas particularidades e diferenças.
As fibras naturais são provenientes de plantas ou animais. São bons exemplos de fibras naturais a lã, bambu, sisal, linho, juta, entre outras. Os tapetes feitos com este tipo de fibras são normalmente bastante duráveis, de elevada qualidade, mas também podem ser um pouco mais dispendiosos.
Por outro lado, as fibras sintéticas são fabricadas através de processos industrializados. Alguns exemplos de materiais utilizados para fazer tapetes de fibras sintéticas são o nylon, polipropileno, acrílico e poliéster. São também fibras fortes e resistentes a climas mais extremos, humidade e água, podendo por isso ser a escolha ideal para divisões mais movimentadas e que se sujem mais.
Continua depois da publicidade