Tendência

Decoração Art Déco

Suas características e as principais influências que motivaram a criação da nova moda

Publicado em 16/05/2014 às 15:02

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O termo Art. Déco tem origem francesa e dá nome ao movimento internacional de design que durou de 1925 até 1939. O estilo não influenciou apenas a arquitetura e design de interiores, mas também a moda, pintura, cinema, artes visuais e desenho industrial. O conceito principal é o ecletismo, ou seja, a mistura de vários estilos e movimentos que aconteceram no início do século XX, entre eles estão: construtivismo, cubismo, modernismo e art nouveau. Ao contrário de outros movimentos de design que possuem raízes filosóficas, a Art Déco foi meramente ilustrativa. Teve seu pico na Europa nos anos 20, mas continuou fortemente nos EUA na década de 30.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Visto como um movimento elegante, funcional e ultramoderno, a Art Déco possui linhas simples e formas geométricas, oposta aos arabescos que compõe o art nouveau. No movimento que nos inspirou, temos a presença de simetria e a utilização de materiais nobres como o bronze, mármore, prata e marfim. Entre as características não podemos esquecer de mencionar a influência de fontes “exóticas” para o mundo ocidental como o Ballet Russe e as culturas egípcias, asiáticas e grega.

O termo Art. Déco tem origem francesa e dá nome ao movimento internacional de design que durou de 1925 até 1939 (Foto: Divulgação)

Até hoje a Art Déco influencia a moda e o design. A organização visual do movimento ainda é vista em coleções atuais, mantendo o mesmo ar elegante, funcional e ainda ultramoderno. Bordados, franjas, aplicações são elementos muito usados em peças com influências da Art Deco. Outros elementos que merecem destaque são as molduras bem marcadas, a presença da simetria e a cor dourada, que representa muito bem o estilo da época.

Continua depois da publicidade

Entre tantas referências, se destaca a arquitetura que tem entre seus maiores ícones o Empire State e o Chrysler Building em Nova Iorque, e no Brasil muito bem representado pelo Edifício Biarritz. Na moda se destacam nomes como Yves Saint Laurent, Sonia Delaunay, Madeleine Vionnet e Cocó Chanel, que dispensa apresentações. Louis Barrilet, popular devido aos vitrais franceses e René Jules Lalique, o famoso mestre videiro também merecem destaque. As ilustrações de Georges Barbier e Tamara de Lempicka nos revelam um pouco do clima e do luxo da época.

O romace “O Grande Gatsby”, de F. Scott Fitzgerald, que se passa na década de 20 também é um ícone da Art Déco. Em 2013 foi lançada sua quinta adaptação para o cinema, dirigida pelo diretor Baz Luhrmann. O filme nos ajuda a entender o movimento, do cartaz à direção de arte, tudo passa pela Art Déco.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software