Continua depois da publicidade
Se em Veneza o turista não pode deixar de passear de gôndola, em Cartagena o passeio de charrete também é obrigatório. Em apenas 15 minutos é possível ter uma visão panorâmica de toda a parte interna da muralha e entender melhor porque a área é considerada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Escolha o passeio noturno, quando a iluminação deixa as ruelas ainda mais charmosas e românticas. Suba na sua charrete na Praça de Santa Teresa.
Lá é o lado light do Caribe, além da beleza natural e do clima prazeroso o ano inteiro, a cidade é motivo de orgulho para os colombianos. Lá está localizada a casa do escritor Gabriel García Márquez, Gabo para a população local, conta com uma boa infraestrutura hoteleira, praias tranquilas para passar os feriados, é reconhecida pela qualidade das esmeraldas que vende e, o mais importante, é território neutro nas guerrilhas que podem afugentar qualquer estrangeiro.
Continua depois da publicidade
A cidade está dividida entre o lado histórico e o moderno. Se você for a Cartagena, não pense duas vezes, eu recomendo, fique no bairro histórico é lindo e divertido. Fora que você pode fazer algumas compras o artesanato impera ali.
Durante anos, Cartagena das Índias esteve escondida atrás de altas muralhas de pedras. Era a época dos constantes ataques piratas e sobravam motivos para proteger o que fora o porto mais importante de todas as Américas, já que sua posição estratégica guardava o desejado tesouro espanhol.
Continua depois da publicidade
Atualmente, a invasão é de turistas que chegam de todas as partes do mundo não só para escutar a história que cada uma daquelas paredes tem para contar, mas para ver o mais famoso cartão-postal do destino: o mar do Caribe. Na dúvida, fique com os dois.
O centro de Cartagena, um dos destinos turísticos mais visitados na Colômbia, é considerado Patrimônio Histórico da Humanidade, pela UNESCO, e guarda um dos conjuntos arquitetônicos mais preservados do continente. Tão bem cuidado que já foi cenário para que Marlon Brando rodasse ali o filme ?Queimada? E, anualmente, é sede do mais antigo festival latino americano dedicado à sétima arte, o Festival Internacional de Cinema de Cartagena, iniciado em 1960.
Continua depois da publicidade
Ruas estreitas de paralelepípedos por onde passam até carruagens puxadas por cavalos, casarões coloniais com sacadas de madeira, becos iluminados por lampiões, e castelos e fortes com canhões apontados para o mar.
Com exceção das praias urbanas, dispensáveis para quem já conhece o litoral norte de São Paulo, o cenário será sempre bem parecido: areia fina e branca, água salgada com tonalidades improváveis do lado de cá do continente, cadeiras sob árvores a espera de turistas preguiçosos e todo o mar do Caribe à disposição.
Continua depois da publicidade
Quem leva?
Uma dica bacana é fazer um cruzeiro com o Navio MONARCH da armadora Pullmantur, que faz as ilhas do Caribe Sul (Cartagena, Aruba, Curaçao, La Guaria e Colón no Panamá) A viagem é incrível e o navio é maravilhoso. A parada do navio fica numa posição estratégica e privilegiada!
Onde ficar?
EU recomendo o Hotel Occidental que fica Anillo Vial Vía Manzanillo del mar Km. 4, Cartagena, 130001, Colômbia. Fone: +57 1 5877987 DDI da Colômbia - 57
Continua depois da publicidade