Brasil(excluida)

Conheça Curitiba

A capital paranaense é bem-sucedida em combinar desenvolvimento e modernidade à preservação de sua história e seu verde

Publicado em 10/06/2014 às 14:28

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Curitiba sabe ser grande. E por isso exibe um roteiro turístico repleto de grandiosos parques, prédios históricos e museus, memoriais dedicados às diversas culturas imigrantes e uma vida noturna animada e diversificada. Tudo é interligado e acessível de ônibus, num sistema de transporte inteligente do qual os curitibanos se orgulham, com razão. Uma linha turística para em 25 pontos de interesse para os visitantes.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

São muitos os cartões-postais de Curitiba. Dos parques, o mais conhecido é o Jardim Botânico, com sua estufa em estrutura metálica que abriga espécies da flora nacional. A área abriga jardins franceses e um mata nativa que pode ser conhecida por trilhas. O Tanguá é outro exemplo de cenário belíssimo que vale a visita. Criado onde um dia funcionaram duas pedreiras, unidas por um túnel por onde passa um lago, seu pórtico de entrada tem mirantes para a mata e para a cidade, além de um espelho d’água com fontes que rendem belas fotos. E o extenso Barigui é convidativo para caminhadas à beira do lago, por suas pontes e trilhas.

O Centro Histórico, que pode ser conhecido a pé, é uma coleção de pontos interessantes para quem gosta de cultura. Marco zero da cidade, a Praça Tiradentes abriga a Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz e é vizinha de atrativos como o Paço da Liberdade, um centro cultural mantido pelo Sesc que funciona na sede da antiga prefeitura e preserva arquitetura neoclássica e desenhos art-nouveau. Ali perto estão ainda o Mercado das Flores e a Praça Santos Andrade, onde ficam o Teatro Guaíra e o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná.


Jardim Botânico. Marca registrada de Curitiba, foi inaugurada em 1991. É um dos pontos mais visitados de Curitiba (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

A região do Largo da Ordem também é referência do setor histórico por reunir espaços culturais, bares e restaurantes num cenário de arquitetura colonial preservada. A área concentra o Memorial Curitiba, o famoso Bar do Alemão, o Solar do Rosário, com galeria de arte e restaurante, a igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas, a mesquita Iman Ali, o Relógio das Flores e o imperdível Museu Paranaense, que tem uma curiosa sala dedicada ao ciclo da erva mate. A região ainda recebe nas manhãs de domingo uma grande feira de artesanato e antiguidades.

Outros cartões-postais se somam à coleção de Curitiba. O museu Oscar Niemeyer é um espaço para passar uma bela tarde, seja apreciando as exposições temporárias ou curtindo seu vasto gramado, que virou ponto de encontro de jovens curitibanos. Já a Ópera de Arame é um clássico da capital paranaense. No entanto sua estrutura está fechada temporariamente para obras e é possível apenas conhecer sua fachada.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software